O Corinthians pode ser expulso da Copa Libertadores

image

(Imagem: Me Explica?)

O que aconteceu?
Durante o jogo entre Corinthians e San José (Bolívia), pela Copa Libertadores, um sinalizador foi disparado pela torcida brasileira e atingiu um garoto de 14 anos no olho. Ele acabou morrendo pouco depois.

Foi de propósito?
Não se sabe. Mesmo que não tenha sido, esse tipo de artefato é proibido nos estádios. A torcida não deveria ter entrado com os sinalizadores.

E o que foi feito? Prenderam alguém?
Sim. Doze torcedores que estavam perto do lugar de onde foi feito o disparo e outros que tinham sinalizadores foram detidos e estão presos até agora na Bolívia.

Ouvi dizer que o Corinthians pode até ser expulso da Libertadores. É verdade?
Sim. As regras da Conmebol (entidade que cuida do futebol sul-americano e a Libertadores) preveem que um clube pode ser punido de vários jeitos se sua torcida de comportar mal no estádio: pode perder o direito de jogar em casa, ter de jogar sem torcida*, perder pontos e, em casos graves, ser excluído do campeonato. 

Alguém já foi punido desse jeito?
Não há notícias sobre a expulsão de times de campeonatos, mas é comum clubes serem punidos quando suas torcidas fazem manifestações racistas, brigam ou atiram objetos no campo – como o que aconteceu com o Santos nessa semana.

Saiba mais:
G1
Rádio Globo

*Atualização em 26/02/2013