Quem é Yoani Sánchez?

image

(IMAGEM: Wikimedia Commons/Domínio público)

Quem é?
É uma blogueira cubana, autora do Generación Y, um símbolo de quem é contrário ao governo dos irmãos Castro. 

Por que estão dando tanta atenção a ela?
Por que ela é uma das poucas vozes dentro de seu país que faz oposição à ditadura dos irmãos Castro. Seu blog faz denúncias sobre a falta de liberdade em Cuba.

E daí que ela veio ao Brasil? Por que isso importa?
Por que até esse ano, era preciso uma autorização especial do governo para sair do país. Yoani tentou vinte vezes conseguir esse documento, mas não conseguiu. Agora, essa autorização não é mais necessária e ela conseguiu pela primeira vez viajar como turista. *Antes, ela havia passado dois anos morando na Suíça.

Tem muita gente criticando ela. Por quê?
Os críticos a acusam de estar a serviço do governo dos EUA, que é contra o regime comunista que existe em Cuba. Defensores do regime e partidos de esquerda brasileiros protestaram em um debate que contava com a presença de Yoani na Bahia.

Qual é a conclusão?
Difícil dizer se as especulações sobre ela são verdade. De fato, ela recebeu prêmios e salários de organizações internacionais de liberdade de imprensa e vive bem em Cuba. Outra coisa que se sabe é que Yoani Sanchez é mais famosa fora de Cuba do que dentro do país, onde seu blog não gera muita repercussão. Por isso, muitos questionam o status de “símbolo” da luta contra o regime que atribuem a ela.

*Atualizado por sugestão da leitora Juliana Rocha

Saiba mais:
Global Voices (em português)
Jornal da Globo
Reuters