O que faz a Defesa Civil?

image

(Imagem: Reprodução/Defesa Civil – SC)

As chuvas de março estão castigando várias cidades brasileiras mais uma vez. Quando há emergências e situações de risco, um nome sempre aparece nos jornais e na TV: a Defesa Civil. Ela resgata, transporta e alerta moradores que estejam em áreas com risco de inundação. Nessa semana, uma equipe de Petrópolis (RJ) morreu enquanto resgatava moradores.

O que é a Defesa Civil?
É um organismo que serve para orientar e ajudar a população em caso de desastres, sejam chuvas ou outras situações de risco.

Ela é da prefeitura?
Também. A Defesa Civil existe nos três níveis de governo: municipal, estadual e federal. Dentro do governo federal existe uma secretaria especial só para isso, chamada de  Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC). Ela está vinculada ao Ministério da Integração Nacional.

Quem trabalha na Defesa Civil?
Existem voluntários, bombeiros, policiais e outros especialistas como engenheiros, por exemplo.

Eu posso ser voluntário?
Pode, qualquer um pode se inscrever para ajudar. 

Ela existe só no Brasil?
Não, vários países do mundo têm um dispositivo parecido, que leva diferentes nomes. Proteção civil e gestão de emergências são alguns deles.

Dá para ligar para ela caso eu precise?
Sim. O telefone é o 199. A Defesa Civil de São Paulo tem até uma conta no Twitter, onde emite alertas sobre temporais e possíveis inundações na cidade.

Saiba mais
Ministério da Integração Nacional
Prefeitura de São Paulo