O que é impressão 3D?

image

(Imagem: Reprodução)

Você já ouviu falar disso? Se a resposta é “não”, em breve você vai ouvir. Essa é uma tecnologia que ganhou destaque recentemente e está empolgando artistas, artesãos, empresas e pessoas comuns pelo mundo.

O que é a impressão 3D?
É um jeito de produzir objetos que usa um modelo 3D criado no computador para “imprimir” um objeto real.

Bom, essa explicação se parece bastante com a definição de uma fábrica normal. Qual é a diferença?
Verdade. A diferença é que a impressora 3D é um aparelho que não custa tão caro quanto as máquinas de uma indústria. Ela foi feita para permitir que as pessoas consigam produzir seus próprios objetos em casa (ou na sua garagem).

Que tipo de “objetos”?
Óculos, peças mecânicas, peças de decoração, roupas, acessórios. Até armas. Já existem muitas coisas que podem ser impressas em 3D.

E do que são feitas essas coisas?
A maioria delas é de plástico, mas é possível usar concreto, nylon e metal. Por enquanto. Já fizeram impressões 3D com chocolate. Arrisco dizer que, no futuro, fugiremos das garras dos inflacionados ovos de Páscoa do supermercado e faremos os nossos em casa mesmo.

Então você precisa saber desenhar coisas em 3D para imprimir?
Se você souber, ótimo. Não precisa mais comprar aqueles potes de tupperweare horríveis. Mas você não precisa saber, e é aí que mora a beleza da coisa. Um exemplo hipotético: digamos que você queira comprar uma caneca que só é vendida Cazaquistão, mas você não vai nem passar perto de lá. Nenhum parente seu mora lá. Com a impressão 3D, você pode entrar no site da empresa que faz sua caneca favorita, baixar o desenho em 3D e imprimi-la em casa.

Você pode baixar a “planta” dos objetos, é isso?
Sim! Essa é a ideia. Por isso, tem muita gente dizendo que a impressão 3D vai revolucionar a indústria. Na teoria, muitas coisas poderão ser compradas virtualmente e produzidas em casa. É só baixar o modelo em 3D e pronto: você escolhe a cor, o material e tem o que quiser (a caneca, lembra?) na hora. Quer dizer, isso se a impressora não der pau.

Mas essa tal impressora ainda vai demorar pra chegar no Brasil, aposto. A gente ainda nem tem iPad Mini!
Pois você está enganado! Duas empresas nacionais vendem o aparelho. Uma delas custa R$ 3500. É caro, mas nem tanto.

Saiba mais:
Link Estadão 1
Link Estadão 2
Metamáquina

Veja uma impressora 3D funcionando: