Quem é David Bowie?

(Imagem: Reprodução)

Quem é David Bowie?
Um cantor, compositor e músico inglês. Ele começou sua carreira nos anos 60, cantando rock. Ele é considerado um dos nomes mais importantes da música pop de todos os tempos e já vendeu mais de 140 milhões de discos.

E por que ele é importante?
Por que ele sempre foi ousado. Nos anos 70, por exemplo, quando ele começou a ficar muito famoso, lançou um disco chamado Ziggy Stardust. Nesse álbum, ele criou um personagem: um ET roqueiro que se vestia de um jeito estranho e virava estrela na Terra. As roupas dessa fase da carreira de Bowie eram andróginas: não se sabia se ele era homem ou mulher. Isso é chocante hoje em dia, imagine só há 40 anos.

Só por isso?
Não, a música dele também é boa. Ele faz boas letras e ótimas canções. Sempre teve ao seu lado músicos excepcionais. Na maioria dos seus discos, ele conseguiu misturar a música pop da época com outras coisas bacanas. Por exemplo, nos anos 80, ele fez um disco chamado “Let’s Dance”. Naquela década, a música dançante estava na moda e o Bowie misturou isso com jazz e blues.

Você falou de anos 60, 70, 80. Mas e agora?
Bom, o legal do David Bowie é que ele foi se atualizando ao longo das décadas, tanto na música quanto no visual. Ele até fez discos de música eletrônica nos anos 90, antes desse estilo virar moda.

Ainda não entendi porque o pessoal fala tanto dele.
Tem mais coisas. Muita banda foi lançada com a ajuda do chamado “Camaleão”. Ele chamou músicos como Stevie Ray Vaughan e Nine Inch Nails para gravar em seus discos. Fez shows com bandas que ainda eram iniciantes como o Arcade Fire e o Placebo.  E ele ainda é ator! Já fez alguns filmes, como “O Labirinto”.

E por que tanta falação com esse disco novo?
Fazia 10 anos que ele não lançava nada. Tinha gente achando já era sinal de aposentadoria e até doença. Como ele é ídolo para pessoas de várias gerações, o pessoal ficou animado. E o disco novo, apesar de não ser genial como outros de seus trabalhos, é bem bacana. 

Saiba mais:
The Biography Channel (em inglês)
G1
Portal do Rock

Tags