O que é uma startup?

image

(Foto: Wikimedia Commons)

O que é uma startup?
Bom, basicamente é uma pequena empresa que quer inventar um modelo de negócio novo. Geralmente, é formado por um grupo limitado de pessoas e essa empresa tem uma estrutura quase caseira. 

É só uma pequena empresa, então? Minha mãe e minha tia fazem doces para vender para fora – ela tem uma startup?
Se você for levar esse termo em inglês ao pé da letra, sim. O dicionário Merriam-Webster inclui a pequena empreitada da sua mãe na definição. Mas, no jargão do mundo de hoje, isso não é bem verdade.

Por quê? Não entendi. Se é só uma empresa…
É que esse termo foi adotado pelo pessoal das empresas de tecnologia. Na grande maioria das vezes que alguém se refere a uma “startup” em inglês ou em português está falando de uma pequena empresa de tecnologia. Se a sua mãe vende brigadeiro usando um aplicativo, até pode ser que ela tenha uma startup.

Não, vende em casa mesmo… Tá, e o que precisa ter pra ser uma dessas startups?
Segundo a definição da Associação Brasileira de Startups, é “uma empresa de base tecnológica, com um modelo de negócios repetível e escalável, que possui elementos de inovação e trabalha em condições de extrema incerteza.

Extrema incerteza?
Isso quer dizer que geralmente elas inventam um produto arriscado, que pode dar certo ou errado. Quem investe dinheiro neles tem uma chance bem grande de não ver um tostão de volta.

E porque raios alguém investiria numa coisa dessas?
Porque se essa coisa dá certo, ela gera uma tonelada de dinheiro. Sabe o Instagram? Era uma startup que acabou sendo vendida para o Facebook por 1 bilhão* de dólares. E teve também a história do jovem britânico de 17 anos que vendeu o aplicativo de notícias que ele inventou para o Yahoo! por 30 milhões de dólares.

Estou perdendo tempo, então! Vou fundar minha startup e ficar milionário!
Boa sorte. Não é fácil, não. Ter uma boa ideia é legal, mas está longe de ser suficiente. Você precisa ter quem em invista em você e ser bem-relacionado para ganhar dinheiro com isso. Segundo a Forbes, 3 em cada 4 startups fecham depois de um ano. E 55% deixam de existir depois do 5o ano. 

Saiba mais:
Exame.com
Abstartups
Forbes (em inglês)

*Corrigido às 15h50 de 17/04/2013