(Imagem: Wikimedia Commons)

O pessoal já não estava condenado?
Sim, os 25 foram condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal), mas eles ainda podem pedir recurso contra essa decisão.

Então não tem justiça nesse país! É a impunidade correndo solta!
Não, nada disso. É exatamente justiça o que está acontecendo. A gente já falou sobre isso aqui no Me Explica?: quem é réu (o famoso “acusado”) em um processo tem várias chances de se defender antes de ser mesmo condenado. Isso é o que está acontecendo agora.

O que, exatamente?
Depois de serem condenados na primeira votação que o STF fez, os 25 condenados tiveram um tempo para entregar recursos que alegam existir elementos obscuros e contraditórios nas sentenças e reafirmam alguns argumentos da defesa, especialmente nos casos em que os juízes divergiram entre si. 

E como esse pessoal ainda não foi preso?
Também já falamos disso aqui: porque se não há o risco de a pessoa fugir ou se ela não for perigosa, não existe a necessidade de prender até que a sentença final seja dada. O problema é que, geralmente, demora-se muito para julgar os processos. Nesse caso até que não demorou tanto.

Corre o risco de eles serem absolvidos e escaparem?
Muito improvável. Esses recursos podem diminuir a pena de alguns deles, mas dificilmente vão mudar a sentença, que condena esse pessoal.

Quem são os tais 25? Quero saber pra nunca mais votar neles.
O UOL fez uma lista completa com uma pequena biografia de cada um. Está nesse link AQUI.

Consultor: José Rodrigo Rodriguez (CEBRAP/DIREITO GV), Pesquisador e Professor de Direito.

Saiba mais:
G1
UOL

Um comentário