(Foto: Wikimedia Commons)

Quer dizer que até o Canadá está de olho em nós?
Verdade. Mais uma vez o Fantástico mostrou que o governo do Brasil foi espionado. Dessa vez foram os Ministérios das Minas e Energia e das Relações Exteriores . E o culpado foi, como você já disse, o Canadá.

Poxa, os EUA eu entendo, mas o que o Canadá quer conosco?
O que você acha? É sempre dinheiro. Eles teriam espionado o ministério provavelmente para ter informações privilegiadas sobre os minérios brasileiros. Lá existem grandes empresas de mineração que se interessam por esse tipo de informação. A presidenta Dilma concorda com essa teoria.

E o Canadá também tem uma NSA? Uma agência que fica grampeando a internet?
Sim, eles têm, mas usaram foi a NSA americana mesmo. Parece que os EUA compartilham as informações de espionagem com quatro países: o Canadá, Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália.

A Dilma ficou quieta?
Não ficou, não. Disse de novo que esses casos são uma ameaça à soberania do Brasil. O ministro das relações exteriores Luiz Alberto Figueiredo pediu explicações ao embaixador do Canadá.

E adianta alguma coisa? Ela foi lá na ONU reclamar e olha no que deu…
Não é tão rápido assim, né? O Brasil agora está tentando juntar outros países para combater essa espionagem toda, porque é impossível resolver o problema sozinho. Mais nações precisam pressionar os EUA para que isso pare. Afinal, ninguém é bobo de entrar numa guerra contra eles. Vai ter que ser na via da política mesmo.

Uma coisa eu não entendo: como é tão fácil espionar o nosso governo? Não deveria existir uma “segurança máxima”, “confidencialidade” e tal?
Ótima pergunta! É realmente impressionante como é fácil ouvir ligações da presidenta, da Petrobrás, dos ministérios… Nossos sistemas de defesa on-line devem estar muito defasados mesmo. Outro problema é que muitos (a maioria) dos serviços que a gente usa estão nos EUA. Ou seja, é fácil para o governo americano simplesmente pegar dados de brasileiros que tenham conta no Gmail, Facebook, Twitter, o que for. Poxa vida, este site está hospedado lá!

Até tu, Me Explica?
Até o Me Explica?… Diga “oi” para a NSA!

Saiba mais:
Assista à reportagem do Fantástico
UOL: Brasil cobra explicações do Canadá
Folha: Ministro diz que vai reforçar proteção de dados
CBC (Canadá, em inglês): Embaixador canadense é chamado pelo governo brasileiro