Essa história circula na internet faz algum tempo e o leitor Vicente Vittola nos enviou a pergunta do título desse post. Tudo porque uma suposta capa da revista Forbes  é compartilhada em blogs e redes sociais faz alguns anos. Ela mostra Lula como principal personagem do ranking que a Forbes tradicionalmente faz dos homens mais ricos do mundo. E usa esse “fato” para “questionar”: Se o Lula não era rico antes de ser presidente e agora é bilionário, como é que o Ministério Público não está investigando nosso ex-presidente. Mas essa informação é FALSA. E vou explicar o porquê e mostrar como todos nós podemos desmascarar as farsas que circulam pela internet.

lulaforbes01

O post acima usa um suposto dado da Forbes de maneira mentirosa.

Sempre cheque a informação
E o que significa isso? Nada mais que procurar a origem do que está sendo dito. Nesse caso: “A Forbes diz que Lula é bilionário”. OK, vamos ver se é verdade mesmo. Se for, deve estar publicado no site da Forbes, certo? Onde podemos checar isso? Existem vários jeitos. Você pode começar pelo seu mecanismo de busca preferido. O meu é o Google. Eu começaria pesquisando o seguinte:

“Lula bilionário Forbes”. Veja aí o que apareceu (clique para ampliar).

Captura de Tela 2014-03-10 às 19.44.07

Procure veículos confiáveis
Esse caso está bem fácil. A primeira notícia é do Estado de S.Paulo, um jornal respeitado e reconhecido, portanto, confiável. Ela trata diretamente do nosso caso: “Forbes esclarece viral que coloca Lula entre bilionários do ano” (clique para ler).

Tente achar a fonte original
Clicando nela, você vai descobrir que a história de Lula ser bilionário é mentira. E isso quem diz é a própria Forbes. Se você souber ler bem em inglês, pode ler o artigo original da própria revista dizendo que tudo não passa de uma farsa. Ou seja, Lula nunca esteve na lista de bilionários da Forbes. Dá até para achar uma parte do texto que desmente isso de uma vez por todas. Traduzo aqui: “Apesar de alguns bilionários [da lista da Forbes] serem políticos, Lula não é um deles”. Não acredita? Clique aqui e leia.

Procure um pouco mais
Mas e a capa, meu deus? Parece tão real! Pois é, pesquisando um pouco mais, você acha outros sites confiáveis mostrando toda a farsa. E mostrando que capa da edição da Forbes é outra. Veja aqui a comparação que o ótimo site e-Farsas fez (clique para ler):

capa_lula

 

Mas eu li no site de um economista/professor de direito/blogueiro
Infelizmente, muita gente repassa informações mentirosas sem saber. Ou com más intenções. Quando se trata de coisas importantes como essas, sempre devemos estar atentos.

Foi minha amiga/prima/meu irmão/meu pai quem compartilhou!
Mesmo nossos mais queridos e confiáveis parentes podem cair na onda de uma falsa informação. E é assim que essas coisas se espalham. Ninguém se dá ao trabalho de pesquisar e confia que uma pessoa próxima ou alguém respeitado possa publicar uma mentira.

CONCLUSÃO
Precisamos tomar MUITO cuidado com o que postamos em nossos Facebooks, blogs e Twitters. Podemos, sem saber, estar passando informação falsa adiante e de quebra estar enganando nossos amigos, pais, primos e colegas de trabalho. Sempre cheque as informações que você publica. E incentive seus amigos e parentes a fazer o mesmo. Sua reputação também está em jogo.

Saiba mais:
Estadão: Forbes esclarece viral que coloca Lula entre bilionários do ano
Forbes (em inglês): O ex-presidente Lula é um milionário?
e-Farsas: A fortuna de Lula de acordo com a Forbes

 

Tags

3 comentários

  1. Mário Secco

    Esse é um dos boatos mais fáceis de provar que é falso. Se o Lula tivesse acumulado essas $2bi, teria sido de forma irregular, por corrupção e desvios. Se a fortuna é ilegal, não poderia ser declarada. Se não pudesse ser declarada, não estaria na lista da Forbes.

    • Me Explica?

      Verdade, Mário. Mas esses boatos se espalham porque não se reflete na hora de compartilhar posts nas redes sociais. Por isso, fizemos o post, incentivando as pessoas a parar para pensar antes de apertar o botão. Obrigado pelo comentário.

      • Mário Secco

        Com certeza, ninguém para para pensar se é verdade ou não. Na verdade era isso mesmo o que eu queria dizer, o verbo “provar” é foi usado errado, eu deveria ter usado “sacar”… :-)