(Foto: Reprodução/Aviões e Músicas)

Todo dia tem uma notícia nova sobre esse caso e eu não consigo entender: O que aconteceu?
Serei sincero logo de cara: ninguém sabe ainda.

Mas teve gente dizendo que foi sequestro, que foi suicídio…
São todas TEORIAS ainda, nada comprovado. Como os dados que estão disponíveis (e foram divulgados) não conseguem explicar nada e nenhum destroço do avião foi achado, várias possibilidades estão sendo divulgadas, mas nenhuma dela realmente explica o que aconteceu?

Como é que isso ainda acontece? Os aviões não são modernos?
São sim, mas um dos detalhes intrigantes dessa história é que o sistema moderno de comunicação do avião com os radares (chamado de transponder) foi desligado. E isso está atrapalhando muito as investigações. Outra coisa: existe uma série de equipamentos que começam a emitir sinais caso o avião caia na água ou no solo. Até agora, nenhuma equipe de resgate captou nenhuma pista desses equipamentos. *O governo da Malásia disse que o avião caiu e que ninguém sobreviveu, mas ainda não acharam os destroços.

Foi terrorismo?
Como eu disse, não se sabe. Estão levantando essa hipótese porque dois passageiros que estavam nesse voo estavam viajando com passaportes roubados.

Ele explodiu no ar?
Bom, eu já disse que não sei, mas isso parece improvável. *Uma explosão teria gerado destroços e as equipes de resgate, que já estão há mais de uma semana procurando a aeronave da Malaysian Airlines, já teriam encontrado algum pedaço dela.

E essa história de o piloto ter dito que estava “tudo bem”? Por que ficaram falando sobre isso nos últimos dias? 
É o seguinte: no fim de semana, o presidente da Malaysia Airline tinha afirmado que o o copiloto tinha dito “tudo bem, boa noite”, à torre depois de os sistemas do avião serem desligados. Isso poderia indicar que alguém desligou os aparelhos intencionalmente. O raciocínio era o de que o copiloto falou que estava tudo bem para não chamar a atenção da torre de controle e desviar a rota do avião para sequestrá-lo ou cometer suicídio. O problema é que essa informação foi desmentida essa semana. O próprio presidente da companhia aérea disse na segunda (17), que não é possível saber quando o equipamento foi desligado.

E agora?
Agora nos resta esperar mais para saber o que realmente aconteceu, porque ainda não é possível dizer o que se passou com o avião.

*ATUALIZAÇÃO feita em 26 de março de 2013

Saiba mais: 

– Brasil Post: Avião pode ter sido desviado por computador

– Me Explica?: O que aconteceu com o avião da Malaysia?

Aviões e Músicas: Boeing 777 da Malaysia desaparecido

Brasil Post: Novas teorias sobre o desaparecimento

Estadão: Perguntas e respostas sobre o voo da Malaysia

Estadão: Sete fatos sobre o desaparecimento

Fantástico: Presidente da Malaysia desmente informação sobre avião

Um comentário