A dica de leitura dessa semana é um infográfico sobre o jornalista Julian Assange, um dos membros  e porta-voz do site Wikileaks. Usando texto, números e outras informações, o designer Andrew Bath começa a contar (em inglês) a  história de Assange a partir 2010 e chega até 2014.

Quem é?
Julian Assange é um jornalista australiano, editor do site Wikileaks.

O que fez? 
Assange ficou conhecido em 2010 quando o Wikileaks publicou milhares de documentos secretos de vários governos do mundo, principalmente do norte-americano. Os arquivos revelavam crimes cometidos pelos Estados Unidos na Guerra do Afeganistão, entre outras coisas.

Por que é relevante?
Porque ele foi o primeiro a usar a internet para tornar documentos secretos de governos acessíveis a todos. Se você for ao site do Wikileaks, pode pesquisar os documentos todos: https://wikileaks.org/

O que aconteceu com ele?
Está refugiado na embaixada do Equador em Londres. Se ele sair, pode ser deportado à Suécia por acusações de abuso sexual e ao Estados Unidos por espionagem.

LEIA O INFOGRÁFICO ABAIXO (CLIQUE PARA AUMENTAR)

 

1assange-publishes-leaks-twitterL

2assange-in-sweden-twitterL (1) 4assange-becomes-a-refugee-twitterL 5assange-where-to-now-twitterL 5assange-where-to-now-twitterLA

 

Infográfico: Andrew Bath/Creative Commons