(Foto: Divulgação)

Texto: Victoria Nascimento

Estou ouvindo falar muito sobre a exposição de uma artista japonesa em São Paulo. Quem é ela?Essa exposição está acontecendo no instituto Tomie Ohtake (São Paulo) até o dia 27 de julho e mostra as obras de Yayoi Kusama. Chama-se “Infinite Obsession”.

E que tipo de arte ela faz? Vi que tem umas bolinhas…
Ela faz colagens, pinturas, esculturas, performances e instalações ambientais. Suas obras chegam a custar mais de 5 milhões de dólares.

Quem é essa artista? De onde ela surgiu?
Yayoi é japonesa e viveu vários anos em Nova Iorque e lá exibiu performances anti-guerra, marchou pelos direitos civis e também pelos direitos das mulheres. Ela tem 85 anos. Também escreveu 13 livros e há 37 anos está internada em uma clínica psiquiátrica no Japão por vontade própria

E porque ela pinta tantas bolinhas?
Ninguém sabe afirmar isso com precisão, mas provavelmente isso é fruto da esquizofrenia. Ela já disse em entrevistas que desde pequena é atormentada por visões distorcidas que a fazem enxergar bolas e pontos, além de ter alucinações.

Ok. mas ainda não entendi o motivo dessa exposição estar fazendo tanto sucesso
A exposição tem fotos, telas, esculturas e vídeos da artista em ambientes  que proporcionam  interação com o público. Um exemplo é a chamada “Sala da Obliteração”, uma sala branca onde os visitantes recebem adesivos em formato de bolas coloridas para serem colados nas paredes. Outra sala é a chamada “Filled with the Brillance of Life” (Cheia do Brilho da Vida), composta por diversos espelhos e lâmpadas que vão mudando as cores das luzes de tempos em tempos.

Esse instituto Tomie Ohtake, onde a exposição está sendo exibida, não é um prédio com aparência futurista?
Sim. O prédio roxo e vermelho inaugurado em novembro de 2001 foi projetado por Ruy Ohtake, filho de Tomie Ohtake, uma artista plástica japonesa que mora no Brasil há muitas décadas. O intuito inicial do instituto era abrigar um complexo de escritórios e as obras de Tomie. O espaço tem sete salas, um restaurante, uma livraria, uma loja e um espaço educativo.

A exposição só passará por São Paulo?
Antes de chegar a São Paulo as obras foram expostas no Rio de Janeiro e em Brasília. Ainda não existem informações sobre outras possíveis cidades.

E onde fica? Quanto custa?
A exposição é de graça, fica aberta a visitantes de terça a domingo, das 11h às 20h. O endereço é: Rua Coropé, 88, Pinheiros.

Saiba mais:
– Instituto Tomie Ohtake
– Veja São Paulo
– FFW
– Wikipédia: Yayoi Kusama

Um comentário