(Foto: Creative Commons)

O Estados Unidos estão em guerra com o Iraque?

Não, os Estados Unidos não estão em guerra contra o país Iraque, mas contra um grupo chamado Estado Islâmico (também conhecido pela sigla ISIS), que está dominando militarmente o norte do país.

O que esse grupo que fazer no Iraque?

Quer criar um estado islâmico entre o Iraque e a Síria cujas leis sejam baseadas nas leis da religião muçulmana, chamada de sharia. A sharia se baseia nos dois livros sagrados do islã: o Corão e a Sunna.

Por que eles eles estão lutando com o governo atual do Iraque?

Porque o governo, que é xiita, deixou os sunitas de lado, com medo de eles quererem tomar o poder.

Quem é esse grupo, o Estado Islâmico?

Eles são um grupo de extremistas sunitas, uma das correntes dentro do Islã. A outra é a dos xiitas. Existe uma divisão histórica entre os dois:  discordam a respeito de quem deveria ser o sucessor do profeta Maomé. O Estado Islâmico já teve ligações com a Al-Qaeda. 

Por que os Estados Unidos resolveram bombardear o Iraque agora?

Porque o EI está começando a ganhar território e está dizendo que vai tentar chegar até Bagdá, a capital do país. Os americanos não querem isso porque a intenção do EI é fundar um estado baseado nas leis do Alcorão, um estado religioso, e isso vai contra os interesses políticos e econômicos dos Estados Unidos, que desejam que o Iraque seja uma democracia. Além disso, os militantes do EI estão expulsando e perseguindo cristãos e outras minorias religiosas do país.

Os americanos mandaram tropas de novo? Vai ser igual a 2003?

Os ataques não estão sendo feitos no solo. Eles começaram no dia 8 de agosto (sexta-feira) e são feitos com aviões do tipo caça e drones, aviões não-tripulados controlados à distância. Segundo o site Vox, 300 tropas americanas estão na região (não se sabe exatamente onde), mas servem apenas para ajudar a preparar estratégias, já que esse número não é suficiente para uma guerra contra o EI.

SAIBA MAIS:

Entenda a onda de violência no Iraque (G1)
O que você precisa saber sobre o Estado Islâmico (Vox, em inglês)
Por que os EUA estão bombardeando o EI no Iraque (Vox, em inglês) 
EUA intensificam bombardeios contra os islamitas no Iraque (UOL)