(Foto: Reprodução)

O que é Estado Islâmico? É um grupo terrorista?

Pode-se dizer que sim. O Estado Islâmico (ou Isis, na sigla em inglês) era aliado da Al-Qaeda e agora está agindo sozinho.

E por que o Estado Islâmico está nas notícias?

Porque eles começaram a atacar áreas no Iraque e na Síria para criar um estado baseado numa visão extremista do Islã. Querem criar um califado sunita.

Essa história tem alguma coisa a ver com o Saddam Hussein?

Sim. Hussein era sunita, como os membros do EI, e essa corrente religiosa dominou o Iraque durante décadas. Depois da queda do ditador, o governo apoiado pelos Estados Unidos é composto por xiitas. Os sunitas se sentem excluídos e desejam ter mais poder. Sunitas e xiitas são rivais há séculos e essa situação política agravou a situação e favoreceu o fortalecimento do EI.

Por que os Estados Unidos resolveram entrar nessa briga?

Porque o EI está começando a ganhar território e está dizendo que vai tentar chegar até Bagdá, a capital do país. Os americanos não querem isso porque a intenção do EI é fundar um estado baseado nas leis do Alcorão, um estado religioso, e isso vai contra os interesses políticos e econômicos dos Estados Unidos, que desejam que o Iraque seja uma democracia. Além disso, os militantes do EI estão expulsando e perseguindo cristãos e outras minorias religiosas do país.

Por que eles decapitaram jornalistas americanos?

Para ameaçar os Estados Unidos, que têm bombardeado a área ocupada pelo EI. Dois jornalistas foram mortos: James Foley e Steven Sotloff. O Estado Islâmico diz que vai continuar executando cidadãos americanos até que os ataques parem. Mas não parece que o governo de Barack Obama está disposto a desistir dos bombardeios.

Quem são os curdos e o que eles têm a ver com isso tudo?

Os curdos são uma etnia que vive há séculos entre o Iraque e a Turquia. Eles tentam há muito tempo ter um estado próprio, que se chamaria Curdistão. O Estado Islâmico invadiu áreas pertencentes aos curdos, que se juntaram na batalha contra o grupo sunita.

Saiba mais:
– Entenda os bombardeios dos EUA no Iraque (Me Explica?)
– Entenda o conflito (G1)
– Estado Islâmico (Wikipedia)
– Curdos, um conflito que não tem fim (Aventuras na História)
– 17 coisas que você precisa saber sobre o Estado Islâmico (Vox, em inglês)
– O primeiro grupo terrorista a construir um estado? (CNN, em inglês)