As eleições já estão aí e tem muita gente querendo se aproveitar para enganar as pessoas. É comum nessa época do ano aparecerem santinhos e posts na internet com o número errado dos candidatos. Parece absurdo, mas é verdade. Por isso, se você já escolheu o seu candidato, tenha certeza de o número dele é o correto. Mas como fazer isso? A gente te explica, claro!

Eu recebi um folheto com o número do candidato que eu escolhi. Preciso desconfiar?

Felizmente, as pessoas que querem enganar são minoria. Mas, em todo caso, não custa nada você conferir se o número está certo.

E como eu faço isso?

O melhor jeito é ir até o site do Tribunal Superior Eleitoral, que é o órgão que cuida das eleições no Brasil. O endereço é: http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/sistema-de-divulgacao-de-candidaturas. Ali estão todas as informações oficiais sobre todos os candidatos do Brasil.

Nossa, mas que complicado!

Tem razão, é um pouco complicado mesmo. Mas não tanto assim. Vamos lá. Na primeira tela você vê a sigla de todos os estados do Brasil, certo? Comece clicando no seu. Vou usar o meu estado de exemplo, São Paulo.

meex_numero01

Certo. Abriu uma janela diferente.

OK. É a lista dos candidatos. É um pouco confusa, eu sei. Mas vamos com calma que não é difícil. No lado esquerdo, embaixo do mapa, você tem a lista de cargos: presidente, vice-presidente, governador, vice-governador, senador e seus suplentes, deputados federal e estadual.

meex_num02

E agora?

Vou dar um exemplo que funciona para todos, OK? Vá nessa lista do lado esquerdo e clique no número que está em azul. Vamos ver só os candidatos a presidente:

meex_num03

Eu vi. Tem uma lista com os nomes dos candidatos.

Isso mesmo. Você vê algumas informações: o nome completo, o nome que vai aparecer na urna, e, claro, o número! Pronto, você achou a informação mais confiável possível para saber qual é o número do seu candidato.

meex_num_05

E para os outros cargos? Senador, deputado…

É só fazer a mesma coisa. Vá na lista do lado esquerdo, clique no número azul e a lista com o nome e o número dos candidatos aparecerá. Encontramos uma falha no site: quando você abre a lista com os candidatos a presidente, não consegue abrir a lista dos candidatos aos outros cargos. Mas é fácil resolver: basta clicar no botão “voltar” (<—) no seu navegador para ter acesso à lista completa de novo.

OK, eu vi todos os números. Mas minha memória é meio ruim. Tem alguma dica?

Tenho, claro! Faça uma cola! No site do TSE tem uma cola que você pode baixar, imprimir, preencher e levar. Clique aqui para baixar o arquivo: http://www.tse.jus.br/internet/midia/campanha/2014/pecas-graficas/TSE-cola-eleitoral-10-5-13-5.pdf

Captura de Tela 2014-10-03 às 14.13.29

 

Links:
– Acesse o sistema de divulgação de candidaturas
– Baixe a cola eleitoral

4 comentários

  1. wanderley

    ONDE POSSO CONSEGUIR TABELA DOS CANDIDATOS DA ELEIÇAO 2014 OBS. (SKAF – AECIO – ARNALDO FARIA DE SA E SENADOR )