Nos jornais e TVs muito se tem falado dos candidatos a presidente, governador e senadores, mas nem sempre ficamos sabendo quem foi eleito no caso deputados federais e estaduais. Mas algumas ferramentas podem ajudar você a descobrir se o seu escolhido conseguiu se eleger. Assim, você pode ficar de olho no seu candidato ou “adotar” outro se ele não tiver sido eleito.

Onde eu posso ver quem foi eleito?

No site do TSE, a gente só encontra resultados a respeito dos cargos majoritários, como presidente, senador e governados. Os resultados para a eleição de deputados federal e estadual estão lá, mas não há indicação de quem foi eleito.

Onde posso ir, então?

O único lugar onde encontrei essas informações foi no UOL. A página está um pouco complicada de usar, mas dá para saber se o seu candidato foi eleito. Faça o seguinte: vá a esse link: http://placar.eleicoes.uol.com.br/2014/1turno. Nele, você vai ver os resultados gerais da eleição para presidente. Acima dos resultados para governador (que, para mim, apareceram em São Paulo automaticamente, tem uma barra com as siglas de todos os estados.

meex_dep_01

Agora, clique no estado que você quer ver. Vamos dar uma olhada em Minas Gerais, por exemplo:

meex_dep_02

A parte do lado direito da página mudou e está mostrando os resultados da eleição para governador do estado. Para ver os deputados e senadores, basta clicar na barra no lado superior direito onde se lê “Senador e deputados MG”:

meex_dep_03

Pronto! Nessa nova janela, é possível ver quem foi eleito e quem ficou de fora. É só olhar para os ícones vermelhos que aparecem ao lado do nome de cada candidato: se houver o ícone, ele foi eleito. Senão, ele não conseguiu a vaga. Na parte de baixo, você pode ir passando a lista apertando o botão “Próximo”. Na parte de cima, pode pesquisar por partido ou coligação.

meex_dep_04

LINK: UOL Eleições