(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Esse caso aparece toda hora na mídia, mas é muito confuso. O que está acontecendo?

Vamos com bastante calma, então. Existe a suspeita de que funcionários da Petrobrás, do governo e políticos sejam parte de um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro. A Polícia Federal está investigando o caso junto do Ministério Público Federal: suspeitos estão sendo interrogados e documentos levantados.

Certo, entendi. O que é Operação Lava-Jato?

Foi a operação da Polícia Federal que descobriu indícios do  esquema. Ela começou em março de 2014.

Quanto dinheiro foi desviado?

Estima-se que foram movimentados mais de R$ 10 bilhões.

E quem esse Paulo Roberto Costa?

Ele era diretor da Petrobras e é um dos principais delatores, ou seja, quem fez as denúncias a respeito do caso. Mas também é investigado por ter participado nos crimes. Ele teria ajudado o doleiro Alberto Youssef a fechar contratos falsos com a Petrobras para desviar dinheiro.

Quem é o Alberto Youssef? O que é um doleiro?

Alberto Youssef é dono de uma empresa de câmbio, por isso dizem que ele é “doleiro”. Ele está sendo investigado, como eu disse antes, por fechar contratos irregulares com a estatal de petróleo e por movimentar dinheiro no exterior ilegalmente.

O que é delação premiada?

É um acordo que uma pessoa que está sendo investigada pode tentar fazer para diminuir sua pena. No caso de Youssef e Costa, eles prometeram entregar todo mundo envolvido no caso a troco de receberem uma sentença mais leve quando o caso for a julgamento.

Que políticos foram denunciados?

Governador e parlamentares de partidos como PP,PSDB, PT e PMDB.  Acho que agora é um bom momento para dizermos o seguinte: esse caso ainda está na fase de investigação. É muito grave que existam tantas denúncias envolvendo políticos de partidos importantes, mas ainda não se pode dizer que sejam todos culpados.

Você está dizendo isso porque quer proteger o PT?

De maneira alguma. Quem cometeu crimes tem que ser punido e o Me Explica? não tem preferência por nenhum partido. Mas é preciso tomar cuidado ao apontar culpados justamente porque esse caso ainda será julgado. E  as denúncias não atingem somente o PT, como eu já disse. O nome de um ex-presidente do PSDB também foi citado. Só depois que o STF der sua sentença é que se poderá dizer que cometeu de fato os crimes.

Mas e a capa da Veja dizendo que o Lula e a Dilma sabiam de tudo?

Essa história é bastante complicada justamente por conta disso que acabei de dizer. A Veja publicou uma reportagem no dia 24 de outubro dizendo que, num depoimento do doleiro Alberto Youssef à Polícia Federal e à Procuradoria Geral da República, ele haveria dito que Lula e Dilma sabiam do esquema da Petrobrás, o que seria um fato gravíssimo. Só que o advogado de Youssef disse que esse depoimento nunca aconteceu. E a Veja não mostrou nenhume documento nem áudio para provar que a fala realmente havia ocorrido.

A Veja mentiu, então?

Tem muita gente criticando a revista, isso é verdade. Mas eu prefiro acreditar que foi um engano. Às vezes, os editores de jornais e revistas preferem publicar certas informações que eles acham importantes, porque acreditam que o público precisa saber daquilo. Mas todos nós cometemos erros, não é mesmo?

Eu vi gente dizendo que eles queriam dar um golpe no PT, na presidenta Dilma.

Também vi isso por aí. Sempre vale a máxima de que “todo mundo é inocente até que se prove o contrário”. As críticas vieram porque a Veja adiantou a publicação da revista para que essa informação chegasse aos leitores antes do dia da eleição. Por isso, a desconfiança. E não sei se você sabe, a revista costuma criticar bastante o PT. Talvez por isso as pessoas tenham ficado desconfiadas.

E agora, o que vai acontecer?

O STF está recebendo as denúncias e vai começar um processo quando a investigação da Polícia Federal e da Procuradoria Geral terminar. Aí sim saberemos de fato o que foi dito, os documentos que existem de fato e quem será julgado.

Leia mais:
– Entenda a Operação Lava Jato (G1)
– Tudo para entender o caso Petrobras (Época)
– Youssef lista 28 congressistas envolvidos no caso Petrobras
– Petrobras anuncia medidas internas para apurar denúncias
– Entenda os processos abertos da Operação Lava Jato
– Entenda a delação premiada (Terra)
– Outros tucanos receberam propina, dis assessor de Youssef
– PF suspeita de armação em depoimento de Youssef

 

7 comentários

  1. Thais

    Nada a ver com o assunto mas vcs sabem me dizer se José Genuíno está recebendo como deputado? Obrigada

  2. Pedro H.

    “Descobri” esse site há pouco tempo e gostei mt da maneira como liga os fatos, sempre imparcial e objetivo. Parabéns!

  3. Aline

    “Mas eu prefiro acreditar que foi um engano. Às vezes, os editores de jornais e revistas preferem publicar certas informações que eles acham importantes, porque acreditam que o público precisa saber daquilo. Mas todos nós cometemos erros, não é mesmo?”

    Ué, pq vocês não fazem, isso também? Publiquem aí qualquer coisa sem fonte e usando o nome de pessoas que vão desmentir vocês. Me poupe. Forçaram de-mais.