1. Política | Dilma anuncia novo presidente na Petrobrás

Aldemir Bendine, novo presidente da Petrobras

Aldemir Bendine, novo presidente da Petrobras (Agência Brasil)

Graça Foster deu lugar a Aldemir Bendine, o novo chefe da empresa de petróleo nacional. Além dele, toda a diretoria da petroleira será trocada depois do desgaste causado pelas revelações da operação Lava-Jato, que teria desviado R$ 88 bilhões. A troca é uma tentativa de dar credibilidade à Petrobras e acalmar a oposição, que conseguiu criar uma CPI (Comissão Parlamentar de Investigação) no Congresso.

Leia:
Novo presidente da Petrobras assume em meio à criação de nova CPI (Bom Dia Brasil)
Seis desafios do novo presidente da Petrobras (BBC Brasil)

2. Crise hídrica | Nova reserva de água é encontrada no Cantareira

Creative Commons - CC BY 3.0 - Sistema Cantareira - Vagner Campos/ A2 FOTOGRAFIA/Fotos Públicas

Creative Commons – CC BY 3.0 – Sistema Cantareira – Vagner Campos/ A2 FOTOGRAFIA/Fotos Públicas

O governo de São Paulo disse que existe uma nova cota do volume morto no sistema que abastece parte da capital paulista. Mas os paulistanos não podem se animar ainda. Primeiro, é preciso saber se é possível retirar a água, que está em um local de difícil acesso. Segundo, são apenas 40 bilhões de litros, mesmo volume da terceira cota do volume morto. Atualmente, São Paulo está usando a segunda parte desse volume.

Leia: Governo de SP encontra nova reserva de água no sistema Cantareira (Folha)

3. Economia | Desemprego caiu no ano passado e chegou a 6,8%

carteiratrabalho

Carteira de Trabalho e Previdência Social. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Em 2013, a taxa foi de 7,1%, segundo os dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O número de trabalhadores com carteira assinada cresceu: 77,7%, aumento de 0,6 ponto. Os números são diferentes da pesquisa chamada PME (Pesquisa Mensal de Emprego), que registrou o índice de 4,8%. A diferença é que a Pnad é feita em 3.500 municípios e a PME pesquisa as regiões metropolitanas de Recife (PE), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).

Leia: Desemprego cai em 2014 e chega a 6,8%, segundo IBGE (UOL)