Recebi no Whatsapp o áudio de uma mulher dizendo que o governo vai confiscar a poupança de todo mundo em breve. É verdade isso?

Não é verdade. O Ministério da Fazenda já se manifestou e disse que isso não vai acontecer.

Mas eles não estão mentindo?

Muito improvável estarem mentindo. Há alguns meses, não sei se você lembra, aconteceu a mesma coisa: espalhou-se pelo Whatsapp um boato de que as poupanças seriam confiscadas e nada aconteceu.

Mas a moça do áudio disse que foi o gerente do banco dos Estados Unidos, que é irmão de um deputado brasileiro, que disse isso. Tem que ser verdade!

Como eu sempre digo aqui no site: é preciso tomar muito cuidado com o que se recebe pelas redes sociais e aplicativos de mensagens. Não se pode acreditar em tudo. Principalmente essas coisas que chegam sem fonte confiável.

A fonte é o tal do gerente, ué!

Pense no seguinte: e se essa for uma mensagem falsa? E se a moça do áudio estiver mentindo? Que prova ela apresenta? Que documento, reportagem, dado? Nenhum, certo? E quantas vezes os governos confiscaram poupanças no Brasil nas últimas duas décadas?

Mas a economia não está indo mal?

Esta indo pior do que estava indo, isso é um fato. Mas, conforme o economista Luiz Gonzaga Beluzzo disse ao site IG, não há motivo para pânico. A nossa economia está muito melhor do que estava em 1992, quando o governo Collor de fato confiscou a poupança. Recomendo a leitura da reportagem, ela esclarece várias dúvidas. Leia clicando aqui. Ele disse o seguinte: “O governo não tem motivo algum, para fazer confisco”. “A tática de desinformação tem sido constante. As pessoas acham que se informam nas redes sociais, quando na verdade estão apenas se desinformando, sendo manipuladas.”

Se é mentira, me explica: por que tem tanta gente repassando isso?

Porque tem gente que gosta de se aproveitar da ingenuidade das pessoas e causar pânico. É difícil dizer o porquê de alguém querer espalhar uma mensagem dessas, mas dá para imaginar. Pode ser alguém que não gosta do governo e quer tentar causar algum prejuízo. Pode ser uma explicação.

Você não está dizendo isso por que é a favor do governo?

Não. Espalhar uma mentira dessas pode prejudicar muito mais gente do só o governo. Se as pessoas se convencerem de que o dinheiro delas corre riscos, vão aos bancos tentar sacar tudo. Aí sim teremos uma crise. Os bancos ficarão sem dinheiro, podem quebrar e não vai ter dinheiro para todo mundo ao mesmo tempo. Mentiras nunca são justificáveis, não importa se você é a favor ou quem está no poder.

O que posso fazer então? Chega muita coisa no Whatsapp…

Nunca repasse nada, nem para sua família, sem antes checar a informação. Pesquise em sites de notícia, de órgãos do governo. Só tome cuidado porque existem blogs que replicam esses boatos justamente para dar uma cara de legitimidade à suposta notícia. Pense no seguinte: os grandes jornais estão bem distantes de serem governistas. Se eles não deram essa “notícia”, uma coisa tão grave, será que é mesmo verdade?

Saiba mais:
— Boato no WhatsApp: “É preciso prender quem fala sobre confisco bancário” (IG)
— Mensagem falsa sobre confisco de poupança circula no WhatsApp, e Ministério da Fazenda nega boato (Brasil Post)