Texto: Ariadne Bognar
Foto: EBC/Reprodução

O que a Petrobrás faz?
Ela faz exploração e produção de petróleo no Brasil.

Porque ela é uma empresa ​importante para o Brasil?
A Petrobras tem o importante papel de desenvolver tecnologias voltadas para as características da exploração do petróleo em território brasileiro, como é o caso mais notável do Pré-sal. No entanto há uma extensa cadeia produtiva ligada às suas atividades, o que eleva ainda mais sua importância para a economia brasileira.

O que são as ações da Petrobrás?
A Petrobras é uma empresa de capital aberto, ou seja, com ações em bolsa que são controladas pelo Governo, que detém a maior parte das ações. Existem dois tipos de ações: ordinárias e preferenciais. A diferença básica entre elas diz respeito à possibilidade ou não de votar nas decisões tomadas pelo conselho da empresa. Portanto, cada cidadão que possui ações da Petrobras é proprietário de parte da empresa. A emissão de ações por parte da Petrobras é um instrumento de financiamento dos investimentos que se fazem necessários para o funcionamento da empresa.

Como é calculado o quanto elas valem?
O valor de cada ação é calculado com base no valor da empresa, que depende dos resultados contabilizados e expectativas de resultados futuros, bem como dos ativos de propriedade da empresa.

Porque esse valor sofre alterações para mais e para menos?
O valor das ações sofre alterações na medida em que os resultados da empresa ou seus ativos sofrem variações.
Nesse sentido, um aumento no preço da gasolina indica uma melhora no resultado da empresa e, portanto, leva a um aumento no preço de suas ações. Existem fatores que não estão diretamente ligados à empresa que podem levar a variações no valor de suas ações, principalmente fatores de ordem política, uma vez que a empresa é controlada pelo Governo.

Porque as ações caíram, chegando ao nível de 1999?
Os principais motivos da queda recente das ações da Petrobras basicamente são:
– manutenção dos preços dos combustíveis mesmo diante da alta do petróleo no período 2010 a 2014;
– aumento expressivo dos investimentos estimados para projetos de refinarias e renovação de frota naval;
– identificação de esquemas de corrupção, como é o caso da Operação Lava Jato, que em muitos casos tem ligação direta com o sobre preço dos investimentos em andamento;
– elevado nível de endividamento para fazer frente aos investimentos realizados pela empresa no passado recente;
– desvalorização cambial, agravando o peso da dívida sobre o balanço da empresa;
– queda geral do preço do petróleo no mundo todo a partir do ano passado.

A queda dos preços tem alguma coisa a ver com os recentes escândalos em sua administração?
Os escândalos de corrupção certamente contribuem para a queda nos preços de suas ações. No entanto, o principal motivo se refere ao sobre preço nos investimentos realizados pela empresa, que possui ligação direta com os escândalos de corrupção, e o elevado nível de endividamento da empresa, que se agravou com a desvalorização do Real.

Existe algum órgão que fiscaliza estes valores?
Por ter capital aberto (ações em bolsa) a Petrobras sofre fiscalização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Além disso, por ser uma empresa controlada pelo Governo, o TCU também exerce fiscalização sobre suas contas.

O ideal é que o preço das ações seja alto ou baixo?
Preços de ações elevados indicam boa saúde financeira da empresa. No entanto, o parâmetro mais relevante são os preços relativos, ou seja, o valor atual da ação frente ao que ela já valeu no passado, pois o valor absoluto de uma ação está ligado à quantidade de ações que uma determinada empresa emite.

De que maneira isso afeta no nosso bolso?
Afeta nosso bolso quando compramos ações em alta e caso sejam vendidas nesse momento geram prejuízos. De outro modo, comprar ações quando estão em baixa permite aferir ganhos no futuro, caso as mesmas venham a aumentar de preço.

Há alguma chance da Petrobrás fechar?
Muito difícil acontecer. O que deve acontecer é uma redução do seu tamanho, passando a focar nas suas atividades principais, exploração de petróleo e produção de combustível, abrindo mão das atividades acessórias, como transporte e distribuição de combustíveis, indústria química entre outras. O fechamento da Petrobras não deve ocorrer, pois suas reservas de petróleo ainda são muito grandes.

Um comentário