O que é inflação?

Inflação é quando os preços, de uma maneira geral, sobem. A chamada taxa de inflação é uma média, que considera o crescimento dos preços de bens e serviços em uma época determinada (um mês, um trimestre, um ano etc.).

Como a inflação acontece?

A inflação ocorre quando tem mais gente querendo comprar do que as empresas têm capacidade de vender. Isso mostra que existe algum tipo de problema (como alta dos custos) na hora de produzir e faz os preços dos produtos subirem.

Ela prejudica as pessoas?

Sim, bastante. Como os preços dos alimentos, produtos e serviços começam a subir, a moeda do país começa a perder o valor. O poder de compra (a quantidade de coisas que as pessoas podem comprar) da população cai também, fazendo com que o consumo diminua.

O que pode acontecer se a inflação continuar subindo?

O problema da inflação é que ela causa insegurança para os consumidores (as pessoas) e os produtores (os empresários). Com medo da alta dos preços, as pessoas podem deixar de consumir ainda mais, obrigando os empresários a diminuir a produção no longo prazo. Isso significa que haverá menos empregos. Os empresários podem decidir aumentar ainda mais os preços, uma vez que alta dos preços também afeta a produção.

Por que a inflação está alta no Brasil?

Por diversos motivos, mas os fatores mais importantes são os preços da energia elétrica e da gasolina.