O que aconteceu com o avião da Egypt Air?

Texto: Ariadne Bognar
Imagem: Agência Brasil

Vi que caiu um avião egípcio. O que aconteceu?
O voo MS804 da EgyptAir, que estava entre as ilhas do sul da Grécia e a costa norte do Egito, caiu no  Mar Mediterrâneo enquanto ia de Paris ao Cairo, no Egito na quarta (18). O avião fez manobras abruptas e, de repente, perdeu altitude e o contato com os radares.

Ele simplesmente desapareceu?
Sim. Os controladores de voo tentaram entrar em contato com o avião antes de ele sair do espaço aéreo grego, mas não obteve resposta. Logo em seguida, o avião desapareceu dos radares.

Há como saber de fato o que aconteceu?
Sim, mas só se as equipes de resgate encontrarem as caixas-pretas, onde são armazenados os dados técnicos do voo e as conversas na cabine de controle.

Teve gente dizendo que foi ataque terrorista; é verdade?
São apenas suspeitas. O ministro da Aviação Civil do Egito, Sherif Fathi, disse ser “mais forte” a possibilidade de um ataque terrorista do que de um acidente aéreo. Essa suspeita é levantada principalmente pelo fato da aeronave ter desaparecido sem registrar qualquer pedido de socorro. Outro fator que sustenta essa suspeita é fato de que o tempo estava bom no local e no momento em que o avião sumiu.

Já encontraram a aeronave?
Ainda não. Apenas destroços foram encontrados a 290 quilômetros ao norte da cidade portuária de Alexandria, no Egito.

Quantas pessoas havia no avião?
No total, eram 66 passageiros, além da tripulação: 30 egípcios, 15 franceses, dois iraquianos, um britânico, um kuaitiano, um saudita, um sudanês, um chadiano, um português, um belga, um argelino e um canadense; três dos passageiros eram crianças.


Saiba mais:

Folha: Forças armadas do Egito anunciam ter encontrado destroços do avião
BBC: Destroços do avião da EgyptAir e restos de um corpo são encontrados no Mediterrâneo