O que é o Sisu?

O que é o Sisu?

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é a maneira que instituições federais e estaduais de ensino superior tem de oferecer vagas a partir da utilização das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)., como forma de seleção parcial ou integral.

Ele acontece todo ano?

Sim, ele acontece duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestre.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa pode se candidatar no Sisu, desde que tenha feito o Enem e não tenha zerado na redação.

Mas precisa pagar alguma coisa para se inscrever?

Não.  As inscrições são gratuitas e todas as instituições que participam do Sisu devem oferecer acesso à internet gratuito para quem deseja participar.

Como funciona o processo?

O candidato pode escolher até duas opções de cursos de graduação. A partir da nota do Enem, o Sisu classifica os melhores de cada curso e distribui as vagas.

Quantas universidades disponibilizam vagas no Sisu?

65 instituições de ensino superior: universidades federais, universidades estaduais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

Quantas vagas existem?

No total, serão 228 mil vagas.

Mas posso mudar de ideia e escolher outro curso depois?

Sim. O candidato pode, durante o período de inscrição, mudar sua opção de curso quantas vezes quiser. Mas vale lembrar que o Sisu considera a última inscrição concluída.

E se mesmo assim quiser esperar por uma vaga num curso específico?

Também pode. As instituições abrem uma lista de espera e, em caso de desistência, fazem a chamada dos candidatos que estão inscritos na lista, até preencher as vagas.

As inscrições estão abertas?

Sim, e podem ser feitas no site: http://sisu.mec.gov.br