Por que o Whatsapp foi bloqueado (de novo)?

 

 

Meu WhatsApp parou de funcionar! O que aconteceu?
O aplicativo está bloqueado em todo o Brasil por 72 horas, a partir das 14h da segunda (2) por causa da determinação de um juiz de Sergipe.

Por que o juiz mandou bloquear o Whats? Ele está funcionando em algum lugar?
Não, o WhatsApp não está funcionando no Brasil, como eu disse. A decisão vale para todo o país, apesar de ter sido feita em Sergipe. O juiz Marcel Montalvão atendeu a um pedido da Polícia Federal, que está fazendo uma investigação sobre tráfico de drogas.

Mas ainda não entendi. O que isso tem a ver com o Whats?
Essa decisão foi tomada porque desde março o juiz pede ao Facebook (dono do WhatsApp) dados de pessoas investigadas pela PF. A empresa não atendeu a esses pedidos e o magistrado decidiu bloquear o serviço de mensagens.

Isso não é um absurdo? Um juiz parar as mensagens do país inteiro por causa de uma só investigação?
Pode até parecer mesmo, mas o juiz diz que a questão é mais séria. Pela lei brasileira, as empresas de internet são obrigadas a manter cópias dos dados de seus usuários por até seis meses. O Facebook diz que não tem essas informações. A empresa americana, estaria, portanto, descumprindo nossa lei. Por isso o juiz tomou essa decisão.

Ouvi dizer que dá pra usar o WhatsApp no wi-fi (rede sem fio). É verdade?
Não. O bloqueio vale para todo e qualquer tipo de conexão.

E vai ficar assim, então? Bloqueado?
Vai, por 72 horas. Ou até que alguém entre na justiça anulando a decisão do juiz Marcel Montalvão.

O que posso fazer? 
O jornal Estadão fez uma lista de apps que podem substituir o WhatsApp. Veja aqui: http://goo.gl/aJWpjz. Nós, do Me Explica?, estamos usando o Telegram. Siga nossa lista por lá: http://telegram.me/meexplica.