Só se fala disso hoje: é verdade que a Inglaterra saiu da União Europeia?

Vamos com calma: foi o Reino Unido todo que tomou essa decisão. A Inglaterra é um dos países que compõem esse grupo, que também tem o País de Gales, a Irlanda do Norte e a Escócia.

Então eles estão fora da União Europeia?

Ainda não. O que aconteceu foi o seguinte: um plebiscito foi realizado por todo o Reino Unido, perguntando se a população queria continuar ou sair da União Europeia. A votação aconteceu ontem (23) e o resultado final foi divulgado hoje.

Ouça nosso áudio sobre o Brexit:

O que significa Brexit?

É uma expressão que mistura as palavras “Britain” (“bretanha”) e “exit” (“saída”). Foi usada para identificar quem estava a favor da saída do Reino Unido.

Quando eles vão sair?

Ainda não se sabe. Especialistas dizem que, no mínimo, leva dois anos até que seja possível “arrumar” todas as leis e acordos comerciais. Tem gente dizendo que pode levar até quatro anos para que o Reino Unido saia totalmente da União Europeia.

O que significa quando um país sai da União Europeia?

Como isso nunca aconteceu, ainda está bastante incerto. Mas, a princípio, o Reino Unido deixará de fazer parte dos tratados que a UE celebra, deve deixar de aceitar imigrantes com passaporte da União Europeia e terá de rever todos os contratos e acordos comerciais. O Reino Unido nunca chegou a usar o Euro como moeda, portanto, isso não muda.

Li que o primeiro-ministro vai sair. Por quê?

Porque David Cameron era a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia. Com essa derrota eleitoral, ele fica numa posição frágil, sem muita legitimidade. Ele disse que vai sair do cargo em outubro, que é quando seu partido (Conservador) vai indicar um novo líder. O eleito deve ser o novo primeiro-ministro.

O que o Reino Unido ganha com isso? E o que ele perder?

A saída do Reino Unido da União Europeia está deixando o mundo todo preocupado. A economia do Reino Unido é uma das maiores do mundo e vários países da Europa dependem dela. Além disso, muitos imigrantes dos países da União Europeia vivem no país da rainha. A vida dos estrangeiros que moram por lá pode se tornar muito difícil.  Para o resto do mundo, a União Europeia ficaria fraca e menos atraente para os investimentos e negócios.  Os defensores da saída dizem que o Reino Unido tem gastado dinheiro demais com imigrantes e políticas impostas pelas regras e decisões da União Europeia. Sair seria uma maneira de proteger a economia.

Por que tem gente dizendo que essa saída é uma vitória da direita?

Porque vários políticos conservadores lideraram a campanha pelo Brexit. Eles consideram que o Reino Unido deve ser mais seletivo com imigrantes, inclusive os da Europa, e ter uma política econômica que não dependa das decisões da União Europeia.


Saiba mais: 

Público: Vencedores e derrotados do “Brexit”
Público: “O país precisa de uma nova liderança”, diz Cameron ao anunciar demissão
EBC: Brexit – Entenda o que está em jogo no referendo sobre saída do Reino Unido da UE

18 comentários

  1. hanka

    Eu a.ho q a inglaterra nao tem muito a ver com a europa sabe essa coisa do rock e tal pq europeu se.pre amou e sempre amara musica classica e tambem operas enfim deixe os tomatomarem as suas propias de cisoes nao e?

  2. Rosano Jaire de Azevedo Braz

    O principal motivo só foi mesmo este da imigração?

    • Renata Oliveira

      Também tem o fato de que estava prejudicando a economia da União Europeia.

    • Hartley Edna

      Nao Rosano o grande e principal motivo e a perda de autonomia . O reino Unido nao quer priscindir do ser ele proprio a decidir o futuro do reino mas pertencendo a uniao europ[eia tem que comer e calar tal como os outros paises que adeririram. Quando a uniao europeia foi formada e nao havia a questao de que toods teriam que ser governados pelas mesmas leis, Era uma uniao de mercado economico e ajuda em defesa mas pouco a pouco a UE comecou a meter o nariz nas decisoes e leis governamentais dos paises que aderiram e esta,ou pelo menos parece, a formar a unificacao da europa. Os Ingleses nao vao nunca aceitar algo como tal pois nao nos podemos esquecer que era esse o sonho de Hitler e milhares morreram para que nos possamos ser independentes e livres hoje em dia. Sou Portuguesa e moro em Inglaterra e nos ultimos 16 tenho visto o pais ir abaixo pois estao a ser inundados com a quantidade nde refugiados que sao onbrigados a receber apesar de o governo estar a dizer que esta a ficar sem verba.O facto de terem sido milhares a vir para ca e pouco a pouco o governo estar a ficar sem verba fez com quie um povo outrora amigavel , contra o racismo e respeitador de culturas diferentes se esteja a deixar influenciar por activistas racistas. O emigrante e bem visto e desejado na Inglaterra pois eles sabem que precisam de mao de obra e nao vai ser corrido por da ca aquela palha apesar de haver um pouco de panico visto as pessoas nao estarem bem informadas e deixarem-se influenciar pelos cacadores de bruxas nas redes sociais. Sempre ouve emigrantes por ca e sempre havera. espero ter clarificado um pouco

  3. Alair Neto

    É simples… A UK quer sair pelo fato de ter um número grande de imigrantes. Não só a UK mais a própria Alemanha e demais países estão preocupados. Uma imigração muito grande pode afundar um país, não é exagero!

  4. Sérgio Neto

    É regime econômico preventivo para o mercado econômico atual das nações inclusive a nossa.

  5. Nicole

    A europa perdeu seu pais mais rico da uniao … eu vivo na espanha e sei que vira uma onde de crise denovo por isso .

  6. Danielle Lee

    Claro que foi por conta dos imigrantes, uma das maiores economias do mundo sai da u.e. P proteger sua economia?? Ah para, né… Imigrantes esse é o motivo e mais ainda, essa onda de conservadorismo e imbecilidade desse povo que se acha superior aos demais. Nojo.

  7. Cris

    Com a bagunça que está esse mundo, defender e proteger os interesses dos habitantes do UK é mais do que justo.

  8. Luis

    Uma dúvida, quem votou contra e a favor da saída(GRUPOS DE PESSOAS QUE VOTARAM).

  9. Ricardo

    Por exemplo tenho cidadania italiana…..sera possivel de eu nao morar mais legal na Inglaterra::