Entenda os pedidos de prisão de Sarney, Jucá, Cunha e Renan

Texto: Ariadne Bognar
Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil

Por que estão falando do tal Rodrigo Janot?

Porque o atual procurador-geral da República pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) a prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros, do senador Romero Jucá, do ex-presidente da República José Sarney e do deputado afastado da Câmara Eduardo Cunha. Todos eles são do PMDB. Essa é a primeira vez que a procuradoria-geral da república pede a prisão de um ex-presidente e de um presidente do Senado.

Por que ele pediu a prisão de Renan Calheiros, José Sarney e Romero Jucá?

Os pedidos de prisão de Renan, Jucá e Sarney, que são acusados de receber propina, tem relação com as gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Nos áudios gravados por Machado, percebe-se que esses três estavam costurando um acordo para atrapalhar as investigações da Lava Jato. Machado se envolveu em esquemas de corrupção relacionados à Petrobras.  Para conseguir diminuir sua pena, gravou conversas para negociar um acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República.

Mas e o Eduardo Cunha?

Cunha foi afastado do mandato de deputado e de presidente da Câmara para que não atrapalhasse as investigações. Mas parece que isso não adiantou e ele continuou a atrapalhar a Lava Jato mesmo assim. Por isso Janot pediu sua prisão.

E agora? Eles todos já vão para a cadeia?

Ainda não. Primeiro, esses pedidos de prisão serão analisados pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal. Se ele aprovar, todos podem ficar presos por até 24h, para que os pedidos de prisão sejam analisados pela Câmara, no caso de Cunha, e pelo Senado, no caso dos outros. Só assim eles podem ser detidos por mais tempo. O único caso em que parlamentares vão direto à prisão é quando são pegos em flagrante, o que não foi o caso.

O que os acusados dizem sobre os pedidos de prisão?

O advogado de Jucá, disse desconhecer razões para o pedido de prisão. Renan Calheiros, afirmou que não tentou atrapalhar a operação Lava Jato e exagerado o pedido de Janot. Cunha diz que não está envolvido com irregularidades e nega que tenha recebido propina.

Fonte consultada: Wellington Antunes, professor de Direito Constitucional


Saiba mais:

Folha: Janot pede a prisão de Renan, Cunha, Sarney e Jucá, do PMDB
Estadão: Janot pede ao STF prisão de Renan, Jucá e Cunha e tornozeleira para Sarney
G1: O dilema do Teori