O que é parlamentarismo?

1

Imagem: Wikimedia Commons

O que é parlamentarismo?

É um tipo de sistema de governo. Assim como no presidencialismo, existe um Congresso, com representantes eleitos pelo povo. A grande diferença é que a pessoa que comanda o país não é eleita diretamente pelo voto do povo: ela é escolhida pelos parlamentares eleitos. Seu nome é primeiro-ministro ou chefe de governo.

Mas se o povo não escolhe quem vai governar, existe democracia?

Existe sim. O sistema parlamentarista pode ser bastante democrático; às vezes, mais democrático que o presidencialista, já que quem governa está sujeito diretamente ao Congresso.

Então, no parlamentarismo não existe presidente?

Pode existir, como na França e na Rússia. Ou até um monarca (rei ou rainha), como na Espanha e na Inglaterra. Essa pessoa, no entanto, é um chefe de Estado e tem pouco poder, exercendo uma função mais protocolar, de representação do país em algumas ocasiões. Quem de fato manda, escolhe ministros e governa é o primeiro-ministro, chefe de governo.

O primeiro-ministro pode sofrer impeachment?

Não. Mas ele pode perder a legitimidade para governar se o Congresso não confiar mais em sua capacidade de comandar o país. Nesse caso, o primeiro-ministro se demite e novas eleições são convocadas, elegendo novos representantes para o Congresso.

Isso quer dizer também que um primeiro-ministro pode ficar muito tempo no poder?

Sim. Se seu governo continuar a ter a confiança dos parlamentares, ele pode ficar por vários anos como primeiro-ministro.

O Brasil já teve parlamentarismo?

Já. Durante a monarquia, no reinado de Dom Pedro II, e entre 1961 e 1963, durante a presidência de João Goulart, deposto pela ditadura civil militar. Em 1993, foi realizado um plebiscito para decidir se o Brasil seria uma monarquia parlamentarista, uma república parlamentarista ou uma república presidencialista. A última opção ganhou.


Publicado originalmente na coluna do Me Explica? na Carta Educação: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/me-explica/como-funciona-o-parlamentarismo/

Um comentário

  1. Elaine

    Se o Brasil tivesse um regime parlamentarista nós estaríamos bem encrencados…imagina esse congresso sujo decidindo tudo…Deus nos livre!