Entenda o atentado em Nice, na França

Texto: Ariadne Bognar
Imagem: Alberto Estevez/Pool/Agência Lusa/Agência Brasil

Vi que houve um atentado no sul da França. O que aconteceu?

Um caminhão avançou numa multidão e atropelou centenas de pessoas. Pelo menos 84 morreram e 40 ficaram feridas em Nice, no sul da França. As pessoas estava na rua comemorandoo feriado da Queda da Bastilha – evento que marcou o início da Revolução Francesa de 1789.

Como isso aconteceu?

O caminhão entrou na avenida da orla da cidade e percorreu cerca de 2 km antes de acelerar e atropelar as pessoas. A polícia conseguiu cercar e parar o caminhão e o motorista foi morto após uma troca de tiros. Eles encontraram pistolas, fuzis, metralhadoras, munições e granadas dentro do caminhão, mas disseram que são falsas.

Já sabe quem fez isso?

A polícia encontrou os documentos do motorista de 31 anos identificado como um francês de origem tunisiana. Ele já tinha passagem pela polícia por outros crimes, mas nunca foi investigado por terrorismo.

Algum grupo terrorista assumiu a autoria do atentado?

Até agora o atentado não foi reivindicado por nenhum grupo, mas usuários de redes sociais ligados ao Estado Islâmico comemoraram o ataque.

O que a França fez depois do ataque?

A segurança foi reforçada desde os ataques de novembro de 2015 e o país está em estado de emergência. Os Serviços de inteligência já tinha avisado sobre o risco de novos ataques.

Quantos ataques a Europa sofreu nos últimos tempos?

Aconteceram cinco grandes ataques na Europa desde janeiro de 2015. Dentre eles o ataque a redação do jornal satírico “Charlie Hebdo”, onde 12 jornalistas morreram e o  atentado a casa de shows Bataclan, onde 89 pessoas morreram após serem baleadas pelos terroristas.


Saiba mais: 

Folha de S. Paulo: Atentado mata ao menos 84 em festa do Dia da Bastilha no sul da França
BBC: Ataque em Nice
RFI: Imprensa francesa relata noite de horror em Nice