Foto: Agência Brasil

Vi no Facebook um vídeo de um filósofo falando de um tal de Escola Sem Partido. O que é isso?

É um movimento que quer o fim do que eles chamam de “doutrinação de esquerda” nas escolas.

Como assim? O que é doutrinação de esquerda?

Segundo o movimento, as escolas estão dominadas por professores que só ensinam valores de esquerda aos alunos..

E o que eles querem?

Que os professores não possam falar sobre alguns assuntos que o Escola Sem Partido considera doutrinação. Para isso, o ESP tem um projeto de lei, que pretende aprovar no Congresso Nacional. O movimento reclama, por exemplo, do que chama de “naturalização do comportamento homossexual”. Outro exemplo do que quer o Escola Sem Partido é uma declaração de Miguel Nagib, idealizador do movimento: “Não é prudente que se debatam assuntos que estão no noticiário dentro de sala de aula, por exemplo”.

Tem alguém contra eles? O que eles dizem?

Sim, diversos movimentos sociais e entidades de professores são contra o Escola Sem Partido. Segundo Fernando Pena, da Universidade Federal Fluminense, “este projeto de lei fala em pluralidade de ideias, mas determina a proibição de atividades que possam estar em conflito com as convicções religiosas e morais dos pais”. Para os críticos, isso seria ruim porque diminuiria a diversidade de ideias e opiniões na sala de aula.

Mas faz sentido. E se eu quiser que meus filhos tenham uma educação sem ideologia?

Bom, esse assunto é muito complexo. Mas podemos dizer que é impossível não haver ideologia, seja na sala de aula, no noticiário ou em qualquer lugar. Dizer que pode existir uma educação sem ideologia já uma atitude ideológica. Em recente entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o filósofo Leandro Karnal disse que não há escola sem ideologia. “Seria muito bom que um professor não impusesse apenas uma ideologia e que abrisse caminho sempre para o debate, mas é uma ideia fantasiosa”. Ele acredita que os pais e professores sabem que os jovens tem opinião própria e que toda opinião é política e o Escola Sem Partido não é diferente.


Saiba mais:

Escola Sem Partido
O Dia: ‘Escola sem partido’ quer fim da ‘doutrinação de esquerda’
Roda Viva: Leandro Karnal fala sobre felicidade, intolerância e radicalismo nas redes sociais