Texto: Ariadne Bognar
Imagem: Reprodução/Pokémon Go

O que é esse Pokemon Go de que todo mundo está falando?

É um jogo de realidade aumentada para smartphones. Permite que os usuários joguem enquanto andam pelo mundo real caçando monstros virtuais, que lutam contra os monstros de outros jogadores.

Como funciona?

Através da localização do GPS do celular, o jogo mostra onde há monstros que podem ser capturados. Por exemplo, você pode estar voltando para casa e se deparar com um “monstro” na calçada. Esse bicho só aparece na tela do smartphone, é claro.

Veja como se joga Pokémon Go: 

O que é realidade aumentada?

É uma técnica que une o mundo real com o virtual, através da inserção de objetos virtuais no ambiente físico, que é mostrada ao usuário em tempo real. Funciona assim: o celular captura e processa a imagem captada pela câmera, identifica a imagem e disponibiliza um objeto virtual, que é a realidade aumentada.

Já tem muita gente jogando?

O Pokémon Go já foi mais baixado que o aplicativo de relacionamentos Tinder, e virou mania nos Estados Unidos: já conta com mais de 11 milhões de downloads e sete milhões de jogadores.

De onde veio esse jogo?

O Pokémon começou com jogos para Game Boy e Nintendo, teve versões de jogos em cartas colecionáveis e também desenho animado na TV. É a primeira vez que se torna um jogo de smartphone.

Quando chegará ao Brasil?

A Rádio Globo divulgou que o jogo pode chegar ao Brasil já no dia 21 de julho, mas a Nintendo não confirmou a informação.

Por que é um jogo importante?

O Pokémon Go é um dos primeiros jogos que explora o uso da realidade aumentada e está fazendo sucesso em todos os países em que é lançado.


Saiba mais: 

BBC: O que é o Pokémon Go
TecMundo: Como funciona a Realidade Aumentada
Pokémon Go Brasil