Assine o Telegram do Me Explica?: https://telegram.me/meexplica

***

Parece brincadeira! Bloquearam o WhatsApp de novo? O que aconteceu? Foi a Dilma que mandou bloquear?

Bom, mesmo que ela quisesse mandar, não poderia, porque ela está afastada do cargo de presidenta, não sabia? O WhatsApp foi bloqueado mais ou menos pelo mesmo motivo da última vez: por ordem de um juiz. Daniela Barbosa Assunção de Souza, juíza de fiscalização da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro, determinou que o aplicativo de mensagens seja bloqueado em todo o Brasil. E a ordem foi cumprida a partir das 14h de hoje (19).

Até quando vamos ficar sem WhatsApp?

Ele deve voltar em breve, ainda hoje. O Supremo Tribunal Federal (STF) mandou reativar o aplicativo no Brasil.

Por que essa juíza resolveu fazer isso?

A investigação está sob sigilo (segredo), mas sabemos que a justiça havia pedido três vezes para que o Facebook, dono do WhatsApp, entregasse as mensagens de pessoas investigadas.

E por que o Facebook não entregou?

A empresa respondeu que não armazena as mensagens trocadas entre os usuários, por isso não podia entregá-las à justiça.

Toda hora esses juízes fazem isso. São quantas vezes já?

É a terceira vez que o WhatsApp é bloqueado no Brasil.

Tem algum outro aplicativo que eu possa usar?

Tem sim: Telegram, Viber e Signal são alguns. Basta procurar na sua loja de aplicativos e perguntar aos seus amigos quais outros aplicativos eles usam. Outra opção é usar aplicativos que “disfarçam” sua conexão, chamados de VPN. Um deles é o Betternet.

É verdade que o Whatsapp foi bloqueado por causa do Marco Civil da Internet?

Não. Na verdade o bloqueio infringe o Marco Civil da Internet, que propõe que as operadores de telefonia móvel ofereçam o serviço de internet e que os usuários utilizem como bem entender. O Marco Civil sugere e compreende que o usuário está imune e tem o direito de consumir o que é melhor para si.

O VPN funciona mesmo?

Funciona. Ele impede que o Whatsapp “veja” que você está numa conexão brasileira. O problema dele é de privacidade. Em teoria, o dono do app de VPN poderia ter acesso aos seus dados de Whatsapp. Outro problema é: todos os seus contatos de Whatsapp têm de usar esse aplicativo para que vocês possam se comunicar. Como tem muita gente migrando para outros aplicativos de mensagens, o mais provável é que o Whatsapp fique “vazio” nos próximos dois dias.

E o que vai acontecer com o Whatsapp do Me Explica?

Nós já temos um canal no Telegram. Basta clicar para assinar: https://telegram.me/meexplica


Saiba mais: 

O Globo: Justiça do Rio determina bloqueio do serviço do WhatsApp novamente