Texto: Ariadne Bognar
Imagem: Reprodução

Vi que o Facebook, Whatsapp e instagram serão bloqueados. É verdade?

Ainda não foi confirmado que isso vai mesmo acontecer. A Justiça Federal do Amazonas chegou conseguir o bloqueio de R$38 milhões da conta do Facebook no Brasil, decisão que já foi suspensa, alegando que a empresa descumpriu ordens judiciais.

E que descumprimento é esse?

É o mesmo motivo que levou o bloqueios anteriores do Whatsapp. O Facebook não quis fornecer à justiça dados e mensagens de alguns usuários..

Porque o Facebook e o Instagram também podem ser bloqueados?

O Facebook é dono do WhatsApp e Instagram e por isso todos estes sites podem ser bloqueados no Brasil como punição à empresa. 

O que o Facebook alega?

Eles justificam que o conteúdo não está sob a responsabilidade do escritório do Brasil e sim sob os da Irlanda e EUA; por isso o pedido deveria ser feito neste países. Além disso, eles não teriam acesso às conversas dos usuários, porém não apresentaram nenhum tipo de laudo que comprove a incapacidade de acessar essas mensagens.

O Facebook será multado?

Por enquanto não se sabe. O Ministério Público Federal ainda pode tentar bloquear os sites novamente e também pode aplicar multas e emitir ordens judiciais para que a empresa colabore nas investigações.


Saiba mais

Infomoney: Facebook, WhatsApp e Instagram podem ser bloqueados no Brasil
Ministério Público Federal: MPs alertam para descumprimento da legislação brasileira que regulamenta uso da internet