Antes de mais nada: quem é o Geddel?

Ótima pergunta. Geddel Vieria Lima é baiano e ministro da Secretaria de Governo de Michel Temer. Ou melhor, era: pediu demissão hoje. Foi ministro da Integração Nacional e vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica.

Por que ele pediu demissão?

Porque Geddel está sendo acusado de pressionar o ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, a liberar a construção de um prédio em Salvador.

Por que o Geddel queria que o tal prédio fosse construído?

Porque ele comprou um apartamento nesse prédio. E a obra não consegue autorização para começar porque a área da construção é tombada (protegida) por ser um patrimônio cultural brasileiro. O projeto do edifício prevê 31 andares, mas, segundo as regras, só poderia ter 13. Geddel queria que Calero “desse um jeito” para que a autorização saísse.

E o que o ex-ministro da Cultura poderia fazer?

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) é vinculado ao Ministério da Cultura. O órgão preserva os patrimônios históricos e culturais do Brasil e faz fiscalização. Geddel queria que Calero desse ordens ao Iphan para que a regra dos 13 andares fosse “relaxada”.

Como essa história veio à tona?

Calero diz que pediu demissão do cargo de ministro justamente para não ter de cumprir essa ordem de Geddel. Quando saiu, fez uma denúncia e a Polícia Federal começou a investigar o caso.

Que história é essa das gravações do Calero?

Segundo a Polícia Federal, Calero gravou as conversas que teve com Geddel e Michel Temer a respeito do tal prédio. O ex-ministro da Cultura diz que até o presidente da república se envolveu no caso.

O que vai acontecer com Geddel?

Como você já sabe, ele pediu demissão hoje (25). Desde o dia 21 está sendo investigado pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República (que não tem poder para punir). E agora pode ser investigado também pela Polícia Federal.

Por que estão falando do impeachment de Temer?

Partidos da oposição anunciaram que vão protocolar (iniciar) processos de impeachment contra Temer porque ele usou seu cargo de maneira irregular e fez tráfico de influência ao pressionar Calero.


Saiba mais:

UOL: Quem é Geddel Vieira Lima

Terra: Geddel entrega carta de renúncia após denúncia de Calero

G1: Calero gravou conversa com Temer em que trataram do caso Geddel

Você ainda tem dúvidas? Deixe uma resposta