A primeira pegunta só pode ser uma, né? Foi acidente ou alguém derrubou o avião?

Tem muita gente espalhando boato por aí, é preciso tomar cuidado. Até criaram página falsa do filho do ministro Teori Zavascki para espalhar teorias da conspiração. Mas a verdade é sempre menos divertida que a fantasia. E a verdade é que antes de falar qualquer coisa, precisamos deixar que as autoridades investiguem e digam quais foram as causas do acidente. Por enquanto, ainda não há nenhuma prova de que a queda do avião foi intencional.

Ah, mas é esquisito, não é? Ele era o juiz que mandava na Lava Jato!

Uma coisa é a gente achar “esquisito”. Outra é ter alguma prova. Teori Zavascki era sim muito importante, já que era o relator dos processos relativos à Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). Mas ele era um dos muitos juízes, promotores, policiais e investigadores envolvidos. Existem muitas outras pessoas no “comando” da Lava Jato.

Mas não é conveniente demais que ele tenha morrido bem antes da tal da “delação do fim do mundo”?

De novo: a gente não pode acusar ninguém de nada sem ter provas. Além disso, as delações da Odebrecht (as do “fim do mundo”) já foram feitas e são muitas. O que eu quero dizer é: a morte do ministro Teori Zavascki não muda quase nada em relação a essas tais delações.

Ouvi dizer que muita gente queria que ele morresse. Disseram que o Lula teria muito a ganhar. E quanto a isso?

De novo: uma coisa é a gente especular. Desculpe-me pela chatice, mas eu tenho que repetir. O ministro Teori Zavascki não demonstrava ter preferência por nenhum partido ou político. Em 2015, ele foi até acusado de favorecer o PT.

Certo. Então vou parar de perguntar sobre isso. E o que vai acontecer com a Lava Jato agora?

A Lava Jato continua, é claro.  A grande questão é saber quem vai substituir Teori Zavascki na relatoria da Lava Jato. Primeiro, você precisa saber que o presidente Michel Temer vai indicar um substituto para o ministro que morreu. Esse novo ministro do STF pode assumir os processos de Teori. Mas existe outra possibilidade: a presidenta do STF, a ministra Carmen Lúcia, pode indicar algum dos atuais ministros para comandar a Lava Jato.

O que vai acontecer?

Não sabemos ainda. Michel Temer disse que gostaria que os atuais ministros assumam os processos de Teori Zavascki e não seu futuro indicado. Mas não está claro o que vai acontecer.


Saiba mais: 

Após morte de Teori, saiba o que pode acontecer com a Lava Jato no STF

 

2 comentários

  1. claudiohagra

    Com estas perguntas e com estas respostas a única coisa que eu não tenho dúvidas é que o “ME EXPLICA” é um site muito Povão e Transparente!