É verdade que o Eike Batista foi preso?

Não. O que aconteceu foi que a Lava Jato pediu a prisão do empresário Eike Batista. O problema é que ele não estava em casa.

Ele fugiu?

Não dá para dizer isso. Eike está em Nova York, para onde foi na terça.

E por que estão dizendo que ele fugiu?

Porque ele viajou dois dias antes da Operação Eficiência, da Lava Jato, e usou seu passaporte alemão para viajar. Suspeita-se de que ele estivesse querendo sair sem chamar a atenção.

O Eike disse alguma coisa?

Seu advogado negou que ele tenha fugido e disse que o empresário vai se entregar à polícia. A Interpol, a polícia internacional, colocou o nome de Eike Batista na sua lista de pessoas procuradas.

Do que ele é acusado?

De pagar propina ao governo do estado do Rio para conseguir vantagens, como contratos milionários.

Ele já foi muito rico e perdeu tudo, não é?

Sim, Eike Batista perdeu bilhões de dólares quando seu grupo de empresas baseadas na extração de petróleo não deram certo. Mas ele está bem longe de ser pobre. Sua fortuna é estimada em centenas de milhões de reais.

O que aconteceu com as empresas dele?

O problema foi o seguinte: Eike criou diversas empresas que iriam se beneficiar da exploração do pré-sal (petróleo que está em grandes profundidades). O campo de Tubarão Azul não produziu o volume de petróleo que Eike havia prometido. Os investidores perceberam que o negócio não ia dar certo e pularam fora, deixando as empresas de Eike sozinhas e cheias de dívidas a pagar.

Um comentário