Texto publicado originalmente no Facebook da Salsada. 

O que são agrotóxicos?

São substâncias usadas para evitar que as plantas sejam atacadas por pragas e doenças. Nessa categoria também entram produtos que induzem o crescimento, evitam a queda das folhas e a desidratação dos alimentos. Existem mais de 900 princípios ativos que podem ser combinados de mais de quatro mil maneiras diferentes.

Por que eles são necessários?

Como é necessário produzir alimentos em grande escala no Brasil (e no mundo, claro), o rendimento das plantações deve ser alto. O agrotóxico faz com que a colheita produza mais, uma vez que evita as perdas de alimentos causadas por fatores naturais (como insetos e possíveis doenças).

Os agrotóxicos podem fazer mal à nossa saúde?

Sim. Alguns deles podem causar certos tipos de câncer, intervir no sistema endocrinológico, diminuir a fertilidade e afetar o sistema respiratório.

Eles afetam a natureza também?

Sim. Em 2017, por exemplo, o Ibama restringiu o uso de substâncias que atingem insetos importantes para a polinização. Pesticidas podem prejudicar a reprodução das abelhas, por exemplo, e criar uma reação em cadeia negativa nos ecossistemas brasileiros.

Se sabemos que eles fazem mal, por que continuamos a usá-los?

Porque o modelo atual de produção industrial de alimentos exige que seja possível colher muitos vegetais a cada plantio. Então, para garantir que não haja grandes perdas (como já dissemos acima), o agrotóxico é essencial.

Como podemos lidar com esse problema?

Uma das maneiras é entendendo quais são os efeitos negativos dessas substâncias por meio de estudos e proibindo as mais nocivas. O Ministério da Agricultura é responsável por essa fiscalização no Brasil. Outra possibilidade é aumentando os impostos cobrados sobre os agrotóxicos, o que poderia diminuir seu consumo. Atualmente, os pesticidas têm desconto de 60% no ICMS e não pagam IPI ou PIS/COFINS.

O Brasil usa muitos agrotóxicos?

Sim. Somos o país do mundo que mais usa agrotóxicos.

O que devo fazer para evitar o consumo dos pesticidas?

Você pode comprar alimentos certificados pelo selo Produtos Orgânicos Brasil, que atesta a produção sem agrotóxicos. Os orgânicos, por definição, não podem receber pesticidas em seu cultivo.

Se eu comprar alimentos comuns, posso fazer algo? Lavar em água corrente? Deixá-los de molho na água sanitária?

Não adianta; nenhum dos dois métodos consegue retirar os agrotóxicos dos vegetais. A água sanitária ajuda a matar bactérias e outros micróbios que estejam nos alimentos.

Fontes:

http://brasil.elpais.com/…/politica/1457029491_740118.html

http://www.mma.gov.br/seguranca-quimica/agrotoxicos

https://www.embrapa.br/…/brasil-reforca-os-padroes…

http://g1.globo.com/…/brasil-e-o-pais-que-mais-consome…

http://mundoestranho.abril.com.br/…/quais-sao-os…/

Foto: Aqua Mechanical via Flickr (CC BY)

2 comentários

  1. Braz E. Morais

    Olha, este material é bastante vago, apenas deixa uma noção sobre o assunto. Na realidade o quadro é muito mais dramático do que é exposto aqui.

    • Me Explica?

      Olá! No final do texto há diversas fontes que podem ser consultadas caso o leitor queira se aprofundar. E ficamos sempre felizes com a indicação de outros materiais que possam nos ajudar a compreender melhor o tem. Obrigado!