O que houve com a Catalunha? Vi que teve uma eleição lá ontem e a polícia estava batendo em algumas pessoas! Me explica?

Claro! Vamos por partes: ontem (1), a Catalunha realizou um referendo (uma consulta aos eleitores) para saber se eles querem que a região se separe da Espanha ou não. A votação estava programada há alguns meses.

Por que a polícia estava tentando impedir as pessoas de votar?

Porque, segundo a Suprema Corte da Espanha (o Supremo Tribunal Federal de lá), essa eleição era ilegal. A corte superior de lá considerou que a Catalunha não pode decidir se separar do resto do país porque ela é parte do estado espanhol e não pode tomar essa decisão sozinha.

E os catalães, o que acham disso?

Bom, acho que você viu que milhares de pessoas foram às ruas ontem para votar, apesar de a polícia espanhola ter tentado impedir o referendo de acontecer. De acordo com as autoridades locais, 2,6 milhões de cidadãos votaram e o resultado foi 90% a favor da separação.

O governo da Espanha fez o que em relação a isso?

Como eu disse, a polícia tentou impedir a realização da eleição. Em alguns casos, até entrou em confronto com a população. A Catalunha afirma que 800 pessoas ficaram feridas.

A Espanha vai aceitar o resultado?

O primeiro-ministro Mariano Rajoy já disse que não vai levar em conta o resultado do referendo porque o considera ilegal.

Por que a Catalunha quer se separar da Espanha?

Uma parte dos catalães consideram que a região tem uma cultura diferente do resto do país e deveria ser independente. Além disso, a Catalunha é a parte mais rica da Espanha. Segundo políticos nacionalistas catalães, o governo espanhol se aproveita da região e recebe impostos demais. A Catalunha é responsável por 19,2% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.

Fontes: 

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/10/01/O-que-%C3%A9-a-Catalunha-e-o-que-querem-os-catal%C3%A3es

http://www.reuters.com/article/us-spain-politics-catalonia/catalan-leader-opens-door-to-secession-from-spain-after-vote-idUSKCN1C60YA

https://www.theguardian.com/world/2017/sep/26/spain-deploys-police-to-prevent-catalan-independence-vote-catalonia