Vi uma manchete falando que a Coreia do Norte vai desistir do programa nuclear. É verdade?

Não. O que se sabe até agora é o seguinte: segundo o gabinete do presidente da Coreia do Sul, a Coreia do Norte disse estar disposta a conversar com os EUA sobre o programa nuclear do país.

E por que foi a Coreia do Sul quem disse isso?

Porque as duas Coreias vão fazer uma cúpula (encontro) em abril. E, por causa disso, os líderes e diplomatas dos dois países vêm conversando.

A Coreia do Norte está em paz com a do Sul, então?

Não. Mas o país parece estar se abrindo para dialogar. Prova disso foi que as duas Coreias competiram unidas nas Olimpíadas de Inverno, que aconteceram na Coreia do Sul. No entanto, a Coreia do Norte disse que irá suspender seus testes com armas nucleares enquanto os dois países estiverem reunidos em abril.

Isso é um bom sinal? Ou não significa nada?

É um bom sinal. Os dois países não estavam mais dialogando nos últimos anos e a Coreia do Norte parecia estar bastante irritada com as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Agora, ao que tudo indica, parece que está se abrindo um espaço para conversas. De acordo com o que diz a Coreia do Sul, a Coreia do Norte poderia até aceitar se “desnuclearizar”, ou seja, acabar com a produção de armas nucleares.

Podemos ficar otimistas, então?

Ainda é cedo. Tudo vai depender de como forem as negociações durante o encontro entre as duas Coreias. Mas essa é a maior aproximação entre os dois países asiáticos em muitos anos.