Hoje os carteiros entraram em greve, não é? O que aconteceu?

Verdade. Os carteiros e outros funcionários decidiram entrar em greve no dia 11 de março (domingo) à noite. Mas nem todas as agências estão fechadas porque é uma greve parcial, não total.

Onde essa greve está acontecendo?

Segundo a entidade que representa os funcionários dos Correios, a greve está acontecendo nos estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo (regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Santos e Vale do Paraíba), e o Distrito Federal.

Por que os funcionários dos Correios estão em greve? O que eles querem?

Eles estão em greve porque consideram que uma série de mudanças que a empresa anunciou vai prejudicar os trabalhadores. Algumas delas são: o corte de 20 mil empregos desde 2013, falta de concursos públicos para repor as vagas, fechamento de mais de 2.500 agências pelo país, cobrança de mensalidade de planos de saúde e a retirada de dependentes, entre outras.

Não entendi muito bem. O que as demissões têm a ver com os funcionários que ficaram?

Para eles, acabar com todas essas vagas sem reposição é uma maneira de prejudicar o trabalho de quem fica e “sucatear” a empresa. O nível dos serviços prestados cai e os Correios ficariam com a imagem manchada. Os funcionários temem que o governo queira privatizar os Correios.

O que o governo diz sobre isso?

Segundo o governo, não está acontecendo o tal “sucateamento”. As demissões aconteceram porque havia funcionários em excesso e a empresa não podia continuar a pagar por eles. Os investimentos que o governo fez em tecnologia acabaram tornando diversos empregos desnecessários.

Certo. E quanto tempo vai durar essa greve?

Como qualquer greve, não dá para saber. Tudo depende das negociações entre o governo e os funcionários dos Correios.

Como essa greve pode me afetar?

As suas correspondências, cartas e encomendas podem atrasar. É essencial prestar atenção às suas contas. Você tem que paga-las na data de vencimento mesmo que elas cheguem atrasadas.

O que eu faço, então? Como vou pagar se o boleto não chega?

Você pode ligar para a empresa ou instituição responsável pelo boleto e pedir que mande por e-mail ou que passe o código numérico. Aí, você pode pagar pelo internet banking, celular ou no caixa eletrônico.