Os sites Me Explica e ABC da Notícia promovem nesta quarta (20) uma sabatina com o pré-candidato à presidência Guilherme Boulos (PSOL). O debate é focado no público jovem e tem a presença de estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares. Mande sua pergunta pelo WhatsApp: 11 96395-1631.

A sabatina Quero Entender é uma iniciativa organizada pelos sites ABC da Notícia, da jornalista Maria Cristina Poli, e Me Explica, de Diogo Antonio Rodriguez. Ambos os veículos se dedicam a fazer jornalismo voltado à educação. Por isso, seu principal público é o jovem. A ideia da sabatina é, justamente, que os pré-candidatos conversem com estudantes que estão prestes a votar pela primeira vez de maneira simples e direta, sem enrolação.

O local escolhido foi a Casa do Saber, em São Paulo, ícone de encontros e estudos da vida contemporânea. Será a primeira vez também que estudantes de universos sociais diversos estarão misturados e diante de quem será o próximo presidente do Brasil.

Um microfone para os alunos fazerem livremente suas perguntas fará um giro permanente pelo auditório, além das questões pré-gravadas que chegarão de todo o Brasil. Toda essa operação constrói o cenário ideal para desvendar as intenções dos postulantes ao palácio do planalto sob a batuta de uma geração que exercita com paixão seu direito ao voto. Com a intimidade de navegação pelas redes, esta platéia especial nos ajudará na multiplicação deste conteúdo. A plateia de 80 alunos é apenas um símbolo de um fórum virtual com dimensões não previstas até o momento.

O objetivo é dar acesso a esses jovens, muitas vezes ignorados por candidatos, na discussão política que toma conta do país. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral mais de 10 milhões de eleitores estão na faixa etária de 16 a 20 anos e quase 23 milhões tem até 24 anos. Muitos deles são estreantes das urnas.