O que aconteceu?

Vocês viram que a Agência Espacial Italiana encontrou água em Marte? Eles anunciaram que acharam água a mais de um quilômetro da superfície. A água está em um lago, que é o único que já encontraram até hoje.

Por que isso é importante?

Bom, porque a água em forma líquida é um dos sinais de que um planeta pode ter vida. Isso quer dizer que a gente vai ver aliens em Marte? Não dá para saber. Ter água é um sinal de que pode ter existido ou ainda exista vida em Marte, mas não é garantia. Ainda existem muitos estudos que precisam ser feitos no planeta vermelho.

Como os cientistas descobriram a água em Marte?

Eles usaram uma sonda, que é um tipo de satélite que consegue analisar o planeta. Os cientistas usaram um radar que manda ondas para o planeta. Essas ondas conseguem passar da superfície e ver o que está dentro de Marte. Foi assim que eles acharam água.

E agora?

Agora os cientistas vão mandar um robô para esse lago para ver se tem algum alien ali? É muito difícil que isso aconteça. Já é muito difícil mandar qualquer tipo de equipamento para lá, é muito longe. Especialmente se for um robô capaz de perfurar a superfície e chegar a mais de um quilômetro de profundidade. Isso pode ser possível um dia, mas ainda não.

Leia mais: 

Sonda europeia descobre lago de água líquida sob calota polar de Marte (Folha) 

Cientistas encontram água líquida em Marte, descoberta que pode transformar busca por vida (BBC)

Um comentário

  1. touchesp

    O planeta Marte está no imaginário popular, desde os livros do Julio Verne passando pelos hq do Flash Gordon e muitos filmes. Vamos ver no que vai dar..