Vi na internet hoje que um deputado americano entrou com um pedido de impeachment nos Estados Unidos contra o presidente Trump. O que aconteceu?

Sim, o deputado democrata Al Green entrou com um pedido de impeachment de Donald Trump hoje (16).

E o que diz o pedido do deputado?

O que o presidente dos EUA foi racista ao postar no Twitter que quatro deputadas democratas deveriam “voltar para seus países”. Todas essas parlamentares têm origem fora dos Estados Unidos, mas são todas americanas.

O que pode acontecer a partir de agora?

A presidenta da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, tem que analisar o pedido de impeachment: suspende-lo, envia-lo para uma comissão para que seja analisado ou leva-lo para ser votado pelos deputados. Se for aprovado na votação, o pedido vai ser analisado pelo Senado. O processo é muito parecido com o do Brasil.

Existe alguma chance de o impeachment ser votado?

Pelo que se sabe até agora, não. Os democratas, que fazem oposição a Trump, têm maioria na Câmara. Mas no Senado, que é quem determina se o presidente perde o cargo, tem maioria do partido republicano.

E aquela história da Rússia? Isso não seria motivo para impeachment?

Durante dois anos, a imprensa americana achava que sim. Mas o relatório final, do procurador especial Robert Mueller, foi ambíguo. Para Donald Trump, essa investigação provou sua inocência. Para a oposição, o relatório final do caso abriu a possibilidade de investigar o presidente mais a fundo. A verdade é que um impeachment nos Estados Unidos ou em qualquer país é sempre um evento traumático. Por isso, os democratas têm evitado falar sobre esse assunto.

Do que o Trump estava sendo acusado?

De conspirar com os russos para ganhar as eleições. O relatório de Robert Mueller não ligou Trump à Rússia, mas várias pessoas ligadas a ele foram acusadas e presas.

Os Estados Unidos já impeacharam algum presidente?

Nunca. O processo só foi aberto três vezes. Em duas delas, os presidentes foram absolvidos pelo Senado. Em uma, o presidente renunciou antes que o processo continuasse.

Fontes: 

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/07/deputado-democrata-entra-com-pedido-oficial-de-impeachment-contra-trump.shtml

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/07/nao-denunciar-racismo-de-trump-e-trair-a-verdade-jornalistica.shtml

https://time.com/5610317/mueller-report-myths-breakdown/