Por que está acontecendo uma guerra comercial entre EUA e China?

 

A briga entre Estados Unidos e China começou em 2016, antes de Trump assumir o cargo de presidente. Ele já criticava a China porque ele acha que o país asiático não era justo com os Estados Unidos nas relações comerciais entre os dois.

Em 2017, os Estados Unidos fizeram um tipo de castigo à China e aumentaram os impostos cobrados sobre os produtos chineses. A China, claro respondeu e aumentou os impostos cobrados sobre os produtos americanos.

Por um tempo, parecia que os dois países iriam chegar num acordo e terminar a briga, mas isso não aconteceu. Pelo contrário, a coisa ficou pior. E temos, então, a guerra comercial entre EUA e China.

Os Estados Unidos dobraram os impostos sobre os produtos chineses e a China respondeu fazendo a mesma coisa sobre os produtos americanos. De novo.

Você deve estar pensando: OK, entendi. Mas por que eu deveria me importar com isso?

Bom, a China e os Estados Unidos são as duas maiores economias do mundo, para começar. Tudo o que eles fazem têm o potencial de afetar o planeta inteiro.

Só para dar um exemplo: a Coca-Cola disse que teria de aumentar os preços porque o preço dos metais que usa para fazer latas de refrigerante também aumentou. Isso vale para muitos outros produtos, como soja, eletrônicos e outras coisas que são compradas e vendidas pelo mundo.

Por que os Estados Unidos decidiram entrar nessa guerra comercial com a China? De acordo com presidente Donald Trump, o preço baixo dos produtos chineses estaria roubando empregos nos Estados Unidos. Trump diz que as fábricas de vários tipos foram para a China porque é muito mais barato produzir lá. E isso tiraria os empregos do trabalhadores americanos.

Colocando esses impostos sobre os produtos chineses deixa os produtos americanos mais baratos, o que faria a economia dos Estados Unidos se movimentar mais. Mas, como eu já disse, muitas empresas americanas tiveram que aumentar os preços porque elas compram material da China e estão com dificuldade de achar novos fornecedores.

Organizações internacionais estão dizendo que essa batalha pode fazer a economia mundial recuar 0,5%. Parece um número pequeno, mas quando a gente pensa em termos do planeta todo, é muito dinheiro.

Quando isso vai acabar? É difícil dizer. Talvez demore bastante tempo. Os Estados Unidos não estão muito dispostos a negociar. O país está fazendo brigas comerciais com o México, como a União Europeia e até com o Brasil.

Pessoal, não se esqueçam de assinar nosso canal no Youtube, no Instagram e Spotify. E a gente está também no WhatsApp. Mandem uma mensagem para o número 11 96858-0230. Até semana que vem!