Oi pessoal, tudo bem? Sejam bem-vindos a mais um Me Explica. Hoje vou falar de um assunto sobre o qual já falei bastante por aqui, mas que continua rendendo: o Brexit. O que aconteceu com o Reino Unido? Por que o governo mudou? Por que o parlamento foi suspenso? Você vai entender agora.

Bom, não se todo mundo sabe, mas o Brexit foi a decisão que o Reino Unido tomou de sair da União Europeia. Como assim? Vamos relembrar rapidamente. Em 2016, aconteceu um referendo por lá. Os eleitores dos países que formam o Reino Unido votaram se eram a favor ou contra sair da União Europeia.

E o que significa estar fora da União Europeia? Significa deixar de fazer de um sistema que integra os países europeus, Integra como? Por exemplo, as pessoas que são cidadãs dos países que fazem parte da União Europeia podem se mudar para qualquer outro livremente, sem precisar de visto ou autorização.

Também quer dizer que o comércio entre esses países ocorre de forma livre, sem taxas ou impostos. A União Europeia é como se fosse um grande país que tem um monte de outros países dentro. Existem até um governo e um parlamento europeus.

O referendo de 2016: o começo Brexit

Então, como eu disse, o Reino Unido decidiu sair da União Europeia nesse referendo de 2016. Aliás, essa consulta à população gerou muita polêmica dentro dos países que são parte do reino antes, durante e depois da votação. O país ficou dividido entre os que queriam ficar na União Europeia e os que queriam sair. Do mesmo jeito que aconteceu no Brasil, a política ficou muito polarizada, um lado contra o outro.

Já era para ter acontecido o Brexit. A primeira data era dia 29 de março de 2019, mas ela foi adiada. Nos últimos meses, o governo de Theresa May, a ex-primeira-ministra, tentou aprovar um acordo no Parlamento, mas não conseguiu. E o que é esse acordo? Ele determina como a relação entre o Reino Unido e a União Europeia vai ficar depois que acontecer o Brexit. Por exemplo, quanto o Reino Unido vai pagar de multa e que direitos os cidadãos britânicos vão ter na Europa.

A fronteira entre as Irlandas

Uma outra questão importante tem a ver com a Irlanda do Norte. Não sei se vocês sabem, mas a República da Irlanda e a Irlanda do Norte tiveram um conflito que durou algumas décadas e acabou nos anos 90. Uma das condições do acordo era a de que a fronteira entre os dois países nunca seria “dura”. Ou seja, que não haveria controle da entrada e saída das pessoas, vigilância, muros, essas coisas. Que haveria circulação livre entre os dois países.

Se o Reino Unido sair da União Europeia, isso quer dizer que a Irlanda do Norte também vai sair. Na teoria, já que a Irlanda do Norte não seria mais parte da União Europeia, deveria existir uma fronteira “dura” entre os dois países. Mas isso vai contra o acordo de paz dos anos 90.

O governo britânico está tentando negociar com a União Europeia para que as Irlandas continuem como estão. Ainda não se sabe como isso vai funcionar. Uma solução possível pode ser manter a Irlanda do Norte dentro da União Europeia e o resto do Reino Unido fora.

Troca de primeiro-ministro

Como se a coisa não fosse difícil, a Theresa May, que era primeira-ministra durante quase todo o processo depois da eleição do Brexit, perdeu a confiança do partido dela, o Conservador, porque não conseguiu negociar um acordo com os representantes do país. Isso fez com que um novo primeiro-ministro fosse escolhido pelo partido, o Boris Johnson.

boris johnson me explica brexit entenda uniao europeia europa internacional theresa may

Mas o Boris Johnson também está tendo problemas. Ele perdeu a maioria do Parlamento. Alguns políticos que apoiavam os conservadores abandonaram o governo e foram para a oposição. Ou seja, ele não vai conseguir aprovar o acordo do Brexit na chamada Casa dos Comuns, a Câmara dos Deputados de lá. Então, o que ele fez? Suspendeu o Parlamento, ou seja, colocou os representante em férias forçadas. Desse jeito, Johnson espera forçar que o Reino Unido saia da União Europeia dia 31 de outubro com ou sem acordo.

Eu simplifiquei bastante a história aqui para vocês entenderem a ideia geral da coisa. Mas quem quiser saber mais pode ver os links que eu sempre deixo lá no site do Me Explica: meexplica.com.

E se você quiser saber mais sobre os assuntos do momento na política, economia, tecnologia e saúde, siga a gente! Estamos no Youtube, Instagram e Facebook, sempre simplificando os assuntos mais complexos para você entender o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

E se você gostou do nosso vídeo, dê um like e mande para os seus amigos. Até semana que vem!

Saiba mais: 
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47554776
https://www.bbc.com/news/uk-politics-32810887