Vi que a Argentina elegeu um presidente novo ontem. Quem é ele?

Ele se chama Alberto Fernández e já está na política há vários anos. Já esteve no governo dos presidentes Carlos Menem e Néstor Kirchner. Ganhou a eleição do Maurício Macri, que estava tentando se reeleger.

eleicoes na argentina alberto fernandez cristina kirchner politica peronismo mercosul bolsonaro

E o que muda depois das eleições na Argentina?

Bom, o novo presidente deve ser diferente do Macri, que governou com políticas chamadas neoliberais. Ou seja, tirou alguns poderes da mão do estado, especialmente na área da economia, em favor de uma liberdade maior para empresas privadas.

Como será o governo do novo presidente, então?

Ele deve criar políticas para fortalecer aposentadorias, salário mínimo e outros benefícios sociais. E vai tentar consertar a economia do país, que está indo muito mal.

Vi que ele foi eleito com a Cristina Kirchner, que já foi presidente do país. Por que isso?

Existem algumas explicações possíveis para que Cristina Kírchner tenha concorrido como vice de Fernández. A primeira delas é que, uma vez eleita, ela tem imunidade parlamentar e não pode ser investigada pelos quais ela já está sendo processada. Na Argentina, o vice é também o presidente do Senado. Outro motivo é que ela não teria força suficiente para se eleger caso se candidatasse sozinha. Por isso, se uniu a um político mais de centro.

O Bolsonaro criticou o resultado da eleição na Argentina. Por quê?

Porque ele se identifica mais com Maurício Macri, um político conservador (embora menos que Bolsonaro) e que acredita numa economia conduzida pelo neoliberalismo. Também há o fato de que Cristina Kirchner é próxima do ex-presidente Lula. Aliás, em seu discurso de vitória ontem, o novo presidente Alberto Fernández pediu a liberdade de Lula.

Então a relação entre o Brasil e a Argentina vai ficar ruim?

Ainda não se sabe. Aparentemente, sim. Mas os dois países dependem muito um do outro em várias questões, especialmente na economia. Pelo menos no que diz respeito às declarações públicas, a relação entre Bolsonaro e Fernández não é das mais amistosas.

Fontes: 

https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2019/10/27/alberto-fernandez-cristina-kirchner-vitoria-eleicoes-argentina.htm

https://www.bbc.com/portuguese/48324331