Vi que essa semana aconteceu alguma coisa que tem a ver com Estados Unidos e Turquia. O que foi?

Verdade. O que aconteceu foi o seguinte: os Estados Unidos retiraram tropas que estavam na Síria ajudando os curdos a combater o Estado Islâmico.

Quem são os curdos?

São um grupo étnico que ocupa partes da Turquia, Iraque, Síria e Irã. Apesar de não ser um país de verdade, essa área é conhecida como Curdistão.

Por que os Estados Unidos decidiram retirar as tropas?

O presidente Donald Trump havia prometido na campanha de 2016 que o país sairia de todas as guerras que ele considerasse desnecessárias. Para o governo Trump, os EUA não precisam mais ajudar a combater o Estado Islâmico e, por isso, mandou as tropas de volta para casa.

Veja nossa galeria explicativa no Instagram!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Me Explica (@meexplicaoficial) em

E qual é o problema disso?

O problema é que a presença dos Estados Unidos estava impedindo que os turcos e os curdos entrassem em conflito. Assim que os americanos deixaram a Síria, a Turquia começou a atacar os curdos com bombardeios.

Por que os turcos estão atacando os curdos?

Porque o governo Turquia vê os curdos como inimigos porque eles querem criar seu próprio estado, o chamado Curdistão.

Ouvi dizer que o pessoal do partido do Trump não aprovou a decisão do presidente. Verdade?

Sim. Vários membros integrantes do partido Republicano criticaram Trump por causa dessa decisão. Eles acham errado abandonar os curdos. E têm medo que, sem os americanos, o Estado Islâmico volte a ganhar força.

Os Estados Unidos são a favor dos ataques que os turcos estão fazendo aos curdos?

Não. Trump e políticos dos EUA criticaram a Turquia por ter feito as ações militares. O presidente ameaçou punir os turcos por conta dos bombardeios.

Quer saber mais sobre esse assunto? Leia esses textos: 

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/10/09/por-que-a-decisao-de-trump-de-abandonar-curdos-na-siria-e-criticada-ate-por-republicanos.ghtml

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/curdos-nao-tem-amigos-so-as-montanhas-o-drama-de-povo-abandonado-a-propria-sorte-pelos-eua,0d74d5615aeba5dc55bacbb9a1617e35irkfcc6y.html