O que é essa tal de OCDE?

OCDE significa Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Trinta e seis países fazem parte dela, que foi criada em 1961.

Para que ela serve?

Foi criada para incentivar a colaboração econômica entre diferentes países. Um dos princípios dessa organização é usar dados para criar e colocar em prática políticas econômicas. Os países-membros financiam os trabalhos dela.

Que países estão na OCDE? 

A lista completa você encontra neste link aqui. Mas é bom você saber que os Estados Unidos, Alemanha, França, Japão, Reino Unido, entre outros. Ou seja, vários dos países mais ricos do mundo fazem parte.

E o que ela faz?

Boa pergunta. Uma das atividades mais importantes dessa organização é publicar relatórios sobre a economia do mundo, que mostram o que está acontecendo, os problemas e as oportunidades. Ela também acompanha os números do Pisa (o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), que é um dos índices que mostra como está a educação em vários países do mundo.

Ela tem a ver com a OMC? Com a ONU?

Não. A Organização Mundial do Comércio (que fiscaliza e regula o comércio internacional) não tem nada a ver com a OCDE – que também não tem ligação com a ONU. São três coisa diferentes e independentes.

Por que o Brasil quer entrar?

Porque, em teoria, ser membro dela pode ajudar a melhorar a economia de um país.

Por que a economia melhora se o Brasil estiver na OCDE?

Veja bem, é uma teoria. A ideia é a seguinte: os países da OCDE seguem regras de como organizar a economia. Isso geraria crescimento e melhores relações com países ricos.

Um país pode entrar na OCDE quando ele quiser?

Não. Em primeiro lugar, o Brasil vai precisar mostrar que segue as regras do grupo na economia e nas áreas comercial e diplomática. Depois, precisa ser aprovado por 23 comitês diferentes. Em seguida, todos os países integrantes precisam aceitar o candidato.

Saiba mais: 

https://www.economist.com/the-economist-explains/2017/07/05/what-is-the-oecd

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/o-que-e-a-ocde-e-por-que-o-brasil-quer-fazer-parte-dela/

Tags

Você ainda tem dúvidas? Deixe uma resposta