Quando o pessoal fala sobre computadores, internet e tecnologia, sempre fala de algoritmos. O que é isso?

A definição de um algoritmo é: uma lista de regras que descrevem com uma tarefa tem que ser cumprida. Pense em um manual de instruções de como montar um móvel –uma estante, por exemplo. É bem parecido.

Simples assim?

Exatamente. Qualquer conjunto de instruções que ensinem a fazer alguma coisa pode ser chamada de algoritmo, como uma receita de bolo. Ou até as instruções para chegar a algum lugar.

E no caso da tecnologia?

O algoritmo diz ao computador o que ele deve fazer.

E esses algoritmos só funcionam nas redes sociais?

Não. Eles estão em muitos outros programas e ferramentas. A gente pensa em redes sociais quando ouve falar de algoritmos porque, nesse caso, ele vão “aprendendo” conforme a gente usa, posta, comenta, curte.

Isso é assustador, né? As máquinas pensam sozinhas?

Concordo com a parte do assustador. Mas, não, as máquinas ainda não são capazes de aprender sozinhas nem entender o que estamos fazendo. Elas seguem regras criadas por humanos. No entanto, hoje em dia somos capazes de produzir algoritmos mais complexos que no passado, que analisam muito mais informação.

E como as máquinas aprendem, então?

Por meio de um processo chamado de “machine learning” (aprendizado das máquinas). Isso quer dizer que um sistema pode se reescrever sozinho, sem a necessidade da intervenção humana. E ele faz isso para se adaptar melhor às pessoas que estão usando uma determinada ferramenta. Por isso você costuma ver anúncios de coisas que pesquisou ou comprou, porque as plataformas de redes sociais como Facebook e Instagram identificam coisas que elas acham que você gosta e selecionam anúncios que tenham a ver com suas preferências.

Existe algum outro tipo de uso do algoritmo?

Sim, eles são usados em vários campos. Por exemplo, no mercado financeiro, na medicina, aeronáutica, engenharia…

Por que a gente tem tanto medo do algoritmo?

Porque eles são, como a gente já conversou, meio assustadores mesmo. E como são criados por humanos, eles podem cometer erros de julgamento. Algoritmos são imperfeitos.

Saiba mais sobre algoritmos: 

https://slate.com/technology/2016/02/whats-the-deal-with-algorithms.html

https://www.tecmundo.com.br/programacao/2082-o-que-e-algoritmo-.htm