Tem bastante gente protestando em Belarus, né? O que está acontecendo?

Milhares de pessoas tem ido às ruas em Belarus (país do Leste Europeu) protestar contra as eleições realizadas no país recentemente. 

Por que as pessoas protestam contra as eleições?

A oposição acusa o atual presidente, Alexander Lukashenko, de fraudar as eleições. Ele está no poder desde 1994 e, de acordo com os resultados oficiais, teve 80% dos votos no país. 

O que o governo diz?

Lukashenko nega ter cometido ilegalidades. O governo tem usado bastante violência para reprimir os protestos. Mais de 6 mil pessoas foram presas desde que as manifestações começaram. 

Se ele está tanto tempo no poder, por que só agora esses protestos?

Não é a primeira vez que acontecem protestos contra ele. Mas a crise causada no país por conta do coronavírus deu força a seus opositores. Além disso, antes das eleições o governo prendeu dois candidatos da oposição e forçou um a sair do país. 

O que os manifestantes querem?

Querem que sejam investigadas diversas denúncias de fraude nas eleições de Belarus. E que o governo de Lukashenko pare de perseguir seus inimigos políticos. Por último, querem que o governante renuncie a seu cargo.

Qual foi a reação do governo?

Lukashenko disse que o país não terá mais eleições até que ele morra. Isso confirma as denúncias de que o país vive sob uma ditadura. 

Como posso saber mais sobre esse caso?

Você pode ler este artigo aqui, da BBC: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53804630

Me Explica?

Autor Me Explica?

Mais posts de Me Explica?

Deixe seu comentário