Hoje, o PT declarou que vai apoiar Baleia Rossi (MDB) para presidente da Câmara. O partido de esquerda se juntou ao PCdoB e ao PSB, que já tinham declarado voto em Rossi.

Agora, Baleia Rossi tem o apoio de diversos outros partidos, entre eles PSDB, PDT, DEM, PV Rede e até o PSL, pelo qual Bolsonaro se elegeu presidente. Ele também é apoiado pelo atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

É uma notícia ruim para o governo e o centrão, que apoiam Arthur Lira (PP). Teoricamente, Lira teria 175 votos contra 280 de Rossi. Ou seja, perderia a eleição. Mas como o voto é secreto, pode ser que deputados dos partidos que declararam apoio a Rossi votem em Lira.

A campanha começa nos próximos dias, e a eleição vai acontecer em fevereiro. Essa eleição é importante porque o presidente da Câmara é quem decide que projetos são votados e quando isso acontece.

O governo adoraria ter um aliado na presidência para controlar a pauta das votações que incluem, por exemplo, pedidos de impeachment de Bolsonaro.

Quer saber mais? O UOL fez uma matéria sobre o assunto: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2021/01/04/pt-vai-apoiar-baleia-a-presidencia-da-camara-que-se-fortalece-contra-lira.htm.

Já segue o Me Explica no Instagram? Por lá, postamos novidades sobre o noticiário nacional e internacional todos os dias!

Me Explica?

Autor Me Explica?

Mais posts de Me Explica?

Deixe seu comentário